Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2010 - 08:53

Eleição para o Conselho de Segurança das Nações UnidasEleição para o Conselho de Segurança das Nações Unidas

O Brasil congratula-se com África do Sul, Alemanha, Colômbia, Índia e Portugal pela eleição desses países, ocorrida ontem, 12 de outubro, para mandato de dois anos como membros não-permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). O Ministro Celso Amorim enviou hoje mensagem de congratulações aos chanceleres dos cinco países eleitos.

Os novos membros exercerão seus mandatos a partir de 1º de janeiro de 2011 e substituirão Áustria, Japão, México, Turquia e Uganda, que deixam o CSNU ao final deste ano. Os cinco países eleitos ontem vêm juntar-se a Brasil, Bósnia-Herzegovina, Gabão, Nigéria e Líbano e aos membros permanentes (China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia) para integrar o Conselho em 2011.

A composição do Conselho de Segurança em 2011 é inédita. Será a primeira vez em que os membros do Fórum IBAS (Índia, Brasil e África do Sul) estarão juntos no órgão. O Conselho também contará com todos os membros do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), três países do G-4 (Brasil, Alemanha e Índia) e nove membros do G-20 financeiro (Brasil, África do Sul, Alemanha e Índia, além dos cinco membros permanentes).

O Brasil acredita que a composição do Conselho de Segurança em 2011, que reunirá países dispostos a assumir novas responsabilidades na manutenção da paz e da segurança internacionais, é positiva para a governança política global e dará impulso ao processo de reforma e ampliação do CSNU.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira