Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/10/2010 - 08:20

Rio de Janeiro pode ter quarto evento esportivo internacional, dos trabalhadores

Brasília – O Rio de Janeiro pode sediar um outro grande evento esportivo internacional, o quarto, além dos Jogos Mundiais Militares, em 2001, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016: a Olimpíada dos Trabalhadores, em 2013. A decisão ocorrerá esta semana, em reunião da Confederação Esportiva Internacional do Trabalho (CSIT), na Sicília, no sul da Itália.

A candidatura oficial foi oficializada terça-feira, 05 de outubro, por diretores do Serviço Social da Indústria (SESI), única entidade da América do Sul associada à CSIT, organismo europeu vinculado à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O SESI baseia sua proposta, apresentada informalmente em julho passado, nas últimas Olimpíadas, em Tallinn, Estônia, na experiência de realização no Brasil de seis torneios mundiais de trabalhadores, de várias modalidades. “A receptividade foi muito boa”, informa Eloir Simm, gerente de Cultura, Esporte e Lazer do SESI, que participa das negociações em andamento na Sicília.

O presidente da CSIT, Harald Bauer, afirmou, na ocasião, que o Brasil tem totais condições de sediar os Jogos Mundiais dos Trabalhadores em 2013. “Já acompanhei torneios organizados pelo SESI e sei como a instituição é primorosa no planejamento e execução”, disse Bauer.

Segundo Eloir Simm, há desafios a superar. Em 2013, a CSIT fará 100 anos e esta seria a primeira Olimpíada promovida pela entidade fora da Europa. O Rio de Janeiro é cultuado pelos europeus, que são a maioria na CSIT, mas pesam também na decisão a questão logística e a viabilidade financeira de trazer mais de 20 delegações de trabalhadores para a América do Sul.

Se aprovada a realização no Rio, o Brasil poderá melhorar seu desempenho na competição com o apoio direto da torcida. Representado pelo SESI, que levou à Estônia uma delegação recorde, de 153 trabalhadores, o Brasil conquistou em julho a quarta posição no ranking geral do torneio, com 49 medalhas em seis dias de disputa.

Concorrendo com trabalhadores de 22 países, os brasileiros foram campeões no futebol de campo e alcançaram o pódio na natação, atletismo, vôlei de praia, tênis e tênis de mesa. Apenas no voleibol e no xadrez o Brasil não conquistou medalhas.

O SESI estimula as atividades esportivas nas empresas com o objetivo de instalar um ambiente de trabalho saudável e, dessa forma, aumentar a produtividade delas. A seleção para os Jogos Mundiais é feita nos Jogos Nacionais, que mobilizam anualmente cerca de dois milhões de trabalhadores no país inteiro. A última edição dos Jogos Nacionais ocorreu em abril, em Bento Gonçalves (RS), e a próxima está marcada para março de 2011, em Salvador. [www.cni.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2022 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira