Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/09/2010 - 09:02

Alstom Grid vence contrato para subestação inovadora em plataforma offshore na Alemanha

O consórcio Alstom Grid/ WeserWind GmbH Offshore Construction Georgsmarienhütte venceu um contrato turnkey para construção e conexão da rede de uma subestação offshore em alta tensão (OHVS – Offshore High Voltage Substation) autoflutuante e autoinstalante*. A EnBW Erneuerbare Energien GmbH, de Stuttgart, na Alemanha, concedeu o projeto para a construção, instalação e conexão de uma subestação de 155/33 kV para seu parque eólico offshore de 288 MW, com 80 turbinas, chamado “EnBW Baltic 2”, situado a cerca de 30 km ao norte da Ilha de Rügen, no Mar Báltico alemão. O projeto será feito por meio de uma conexão onshore de Corrente Alternada de Alta Tensão (HVAC) à rede de 50Hz da Transmission GmbH, concessionária regional de transmissão (TSO).

Essa solução inovadora e customizada combina tecnologia de última geração aos mais altos padrões de segurança. Também apresenta vantagens operacionais e de construção, comparadas às soluções padrão, já que não tem necessidade de uso de pesados guindastes de içamento offshore, o que é um diferencial importante, pois evita mais tempo de instalação.

“O segundo contrato para este tipo de subestação offshore é importante porque nossos clientes reconhecem a tecnologia inovadora que desenvolvemos com nossas parceiras de consórcio. Esperamos que essa tecnologia de subestação flutuante se transforme em um padrão para o mercado eólico offshore, que deverá passar por rápido crescimento nos próximos anos,” afirma Michel Augonnet, Vice-Presidente Sênior da Alstom Grid.

O escopo do fornecimento da Alstom Grid inclui transformadores de potência, subestação de Alta e Média Tensão isolada a gás, fornecimento de energia auxiliar, automação da subestação, sistemas de proteção e controle para 80 turbinas eólicas. A plataforma será equipada com pontos para atracamento de navios e pousos de helicópteros, e será usada como plataforma de serviços de logística durante a instalação e operação do parque eólico offshore.

O contrato será realizado em consórcio com a fabricante de aço WeserWind GmbH Offshore Construction Georgsmarienhütte, de Bremerhaven, na Alemanha, que irá construir e fornecer o casco, as estruturas de aço e a maior parte dos equipamentos secundários necessários para a operação da plataforma, além de fornecer os serviços de instalação offshore da subestação.

O comissionamento offshore está programado para junho de 2012.

‘Autoflutuante’ e ‘autoinstalante’ são termos da indústria para a tecnologia de plataforma offshore, que compreende uma subestação flutuante e autônoma. Uma vez posicionada, não são necessários guindastes ou outro tipo de equipamento de içamento para instalar ou erguer a plataforma acima do nível do mar até a altura especificada no projeto.

Perfil- A Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e da integração de fontes de energia renováveis à rede. O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010 (sem considerar o setor de Transmissão de Energia, recentemente agregado ao Grupo).

No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos e conta com 5.000 funcionários diretos que trabalham em sete unidades instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Em 2011, a empresa terá sua 8ª unidade no País, no Estado da Bahia.

Perfil-A Alstom Grid, o mais novo setor da Alstom, foi formado após a recente aquisição das atividades de Transmissão da Areva, em 7 de junho de 2010, e conta com mais de 100 anos de experiência em redes elétricas. Seja para concessionárias, indústrias eletrointensivas ou para facilitar a comercialização da energia, a Alstom Grid traz energia aos projetos de seus clientes. A Alstom Grid está entre as 3 maiores empresas do setor de transmissão elétrica e registrou vendas de aproximadamente €3,5 bilhões em 2009. Conta com 20.000 funcionários e mais de 90 unidades de fabricação e engenharia ao redor do mundo. Suas quatro principais áreas de negócios são Produtos, Sistemas, Automação e Serviços. No centro do desenvolvimento das Smart Grids (Redes Inteligentes), a Alstom Grid oferece produtos, serviços e soluções integradas de gestão de energia por toda a cadeia de valor — da geração de energia e redes de transmissão e distribuição até o usuário final.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: