Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 09:52

Alstom fornecerá 21 VLTs Citadis “sem fio“ para a região francesa de Tours

O SITCAT, sindicato dos transportes da região metropolitana de Tours (França), escolheu a Alstom para fornecer 21 VLTs Citadis e seu respectivo sistema de alimentação de energia ao nível do solo. O valor total do contrato é de 73 milhões de Euros.

A natureza modular do Citadis é resultado do trabalho das equipes de Design&Styling da Alstom, que conseguiram adaptar o conceito de design, em que o revestimento externo das composições será espelhado, de forma a refletir o ambiente urbano ao seu redor.

Os acabamentos internos são modernos, fluidos e confortáveis, com níveis de iluminação que aumentam ou diminuem conforme a luminosidade externa, com tons mais suaves no verão e mais calorosos no inverno. Projetados para oferecer o máximo de qualidade a bordo e maior conforto aos passageiros, os VLTs Citadis da Alstom contam com pisos no nível do solo, ar condicionado e um sistema de câmeras e informações audiovisuais a bordo. Cada composição terá 43 metros de comprimento e capacidade para mais de 380 passageiros (o equivalente a cinco ônibus).

O sistema APS, de alimentação de energia no nível do solo, é totalmente consistente com a exigência do projeto de Tours de que o ambiente urbano e o patrimônio histórico da região fossem preservados. Um terceiro trilho, rebaixado, fornece energia para as composições, evitando o uso de catenárias por uma distância de 1,8 km entre os principais pontos turísticos da cidade. Os VLTs não apenas são 98% recicláveis como também, em função dos materiais compostos e do sistema de tração aprimorado, consomem 10% menos energia que os modelos convencionais. Em termos de Kw/h por passageiro sentado, um VLT Citadis consome um quarto da energia de um ônibus e um décimo da de um automóvel. É também quatro vezes mais silencioso que o trânsito dos carros, gerando cerca de cinco decibéis a menos de ruído, melhorando assim a qualidade de vida da cidade.

A região metropolitana de Tours receberá VLTs de valor comprovado no mercado: o Citadis é hoje referência global de desempenho. Até o momento, 1.468 Citadis já foram encomendados por 36 cidades em todo o mundo, e outros 60 projetos estão em andamento. Além disso, o sistema de alimentação de energia no nível do solo, utilizado desde 2003 em Bordeaux, é totalmente confiável, graças à experiência de mais de 7 milhões de km percorridos. O sistema APS também foi escolhido pelas cidades: Angers, Bordeaux, Brasília, Dubai, Orleans e Reims.

Perfil- A Alstom é líder mundial em infraestrutura para geração e transmissão de energia e transporte ferroviário, e referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo, fornece usinas integradas para a geração de energia, serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica, e também desenvolve equipamentos em ultra-alta tensão, interconexões em corrente contínua, além do gerenciamento das redes elétricas e da integração de fontes de energia renováveis à rede. O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010 (sem considerar o setor de Transmissão de Energia, recentemente agregado ao Grupo).

No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos e conta com 5.000 funcionários diretos que trabalham em sete unidades instaladas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia. Em 2011, a empresa terá sua 8ª unidade no País, no Estado da Bahia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: