Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 09:34

CEF e ANP celebram parceria no setor Naval


A Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) e a Caixa Econômica Federal (CEF) deram no dia 13 de setembro (segunda-feira), durante a Rio Oil & Gas Expo and Conference, o pontapé inicial para reforçar o desenvolvimento da Indústria Naval no Brasil.

Em convênio de cooperação técnica assinado pelo diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, e pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, ambas as entidades se comprometeram a fomentar ações e realizar investimentos no setor nos próximos anos. No caso da instituição financeira, o apoio seria por meio de financiamentos e oferta de produtos específicos.

A Caixa Econômica possui um Fundo de Garantia para a Construção Naval (FGCN), criado com o objetivo de garantir o risco de crédito das operações de financiamento para construção ou produção de embarcações e o risco de performance do estaleiro brasileiro.

De acordo com a presidente da CEF, este é um fundo de natureza privada, com patrimônio próprio dividido em cotas, separado do patrimônio dos cotistas, e está sujeito a direitos e obrigações próprias. ?Não conta com qualquer tipo de garantia ou aval por parte do setor público?, afirmou.

Este ano abriu uma superintendência no Rio, iniciativa estratégica para estimular o segmento, que terá mais recursos para investir em qualificação e em parcerias para a troca de tecnologia, beneficiando os estaleiros do país. "Temos uma perspectiva arrojada", afirmou Maria Fernanda. "Queremos ter, em muito pouco tempo, com o setor de petróleo e gás, o mesmo desempenho que temos no setor habitacional, no crédito imobiliário, no financiamento para as pessoas físicas".

Estiveram presentes ainda o presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), João Carlos de Luca; o diretor de Abastecimento e presidente em exercício da Petrobras, Paulo Roberto Costa; o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antonio Almeida; o presidente da Transpetro, Sérgio Machado; o presidente da Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Paulo Roberto de Godoy Pereira; e o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: