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10/09/2010 - 09:28

Reckitt Benckiser ingressa no segmento farmacêutico brasileiro

A abertura do novo mercado no País será marcada pelo lançamento de uma das principais marcas da companhia globalmente, o medicamento Gaviscon, líder em vendas na Europa na categoria de gastrointestinais.

A Reckitt Benckiser, empresa com tradição nos segmentos de produtos de limpeza, higiene pessoal e cuidados com a saúde, anuncia sua entrada no segmento farmacêutico brasileiro com o lançamento de Gaviscon, medicamento indicado para aliviar a azia e a indigestão, evitando o refluxo.

Para trazer o produto ao Brasil, a empresa fará um investimento de R$ 20 milhões nos próximos seis meses. O montante engloba atualização científica para profissionais de saúde, estruturação de equipe de visitação médica e farmacêutica, adaptação nas instalações fabris, comunicação, entre outras ações. “O investimento foi expressivo porque entramos em um segmento novo, o que implica começar do zero em um setor com legislação diferenciada e repleto de peculiaridades”, afirma a gerente de marketing da categoria de saúde e cuidados pessoais Bruna Fausto.

O segmento farmacêutico e de cuidados pessoais é um dos mais importantes para a Reckitt Benckiser no mundo. Atualmente, responde por cerca de 25% do faturamento global, reúne entre 15 e 25 marcas no portfólio da empresa e está totalmente em linha com os valores e propósitos da companhia de ajudar a melhorar a vida dos consumidores.

No Brasil, a Reckitt detém 25 marcas, entre os seguintes produtos: tiramanchas Vanish, aromatizadores de ambientes Bom Ar Air Wick, desinfetantes e higienizadores Harpic, depilador Veet, inseticidas SBP e Mortein, desinfetante Lysol, ceras Poliflor e Destak e limpador multiuso Veja. Todas essas marcas estão bem posicionadas em seus respectivos segmentos. Veja detém 36,5% do mercado total de limpeza, incluindo desinfetantes, Vanish possui 73,5% (mar-abr 2010) do mercado de alvejantes seguros, SBP tem 31,3% (maio 2010), Bom Ar Air Wick, 47,3% (fev-mar 2010) e Harpic, 22,6% (mar-abr 2010).

A Reckitt Benckiser está entre as maiores companhias do mundo com atuação no setor farmacêutico, com forte desempenho no segmento de medicamentos isentos de prescrição (OTC). A empresa é líder em tratamentos gastrointestinais na Europa.

Globalmente, a Reckitt Benckiser fechou 2009 com faturamento de 7,7 bilhões de libras esterlinas. No Brasil, atingiu um crescimento de duplo dígito, duas vezes o crescimento da categoria. A expectativa para 2010 é contribuir de forma significativa para o crescimento global da companhia, alavancando o crescimento em 6,5% (2010 x 2009).

Gaviscon é o primeiro medicamento isento de prescrição médica desenvolvido pela Reckitt Benckiser a chegar ao Brasil. O produto, que marca a entrada da empresa no segmento farmacêutico nacional, é um dos carros-chefes da companhia, no segmento farmacêutico, nos mercados em que é comercializado. O medicamento é um dos líderes de vendas em sua categoria e uma das marcas mais prescritas em todos os segmentos na Europa, prova da confiança da classe médica e do paciente em sua segurança e eficácia.

O medicamento tem como diferenciais a formação de uma película protetora no estômago e o alívio imediato dos sintomas por agir em média em três minutos e ter duração por até quatro horas, sem alterar o pH do estômago. Gaviscon está presente em mais de 40 países, há 30 anos. “Queremos reforçar a nossa imagem de detentora de marcas que prezam pela qualidade de seus produtos, em todos os segmentos em que atuamos, sobretudo no setor farmacêutico, mercado que possuímos expertise e liderança em diversos países”, diz Bruna Fausto.

A marca chega para disputar a preferência de médicos e pacientes em um mercado altamente pulverizado e competitivo. O segmento conta com marcas fortes em diferentes apresentações (efervescente, líquido e comprimido). De acordo com o IMS Health, a classe terapêutica de antiácidos movimentou cerca de R$ 250 milhões em 2009, no Brasil e vem crescendo, em média, 16% em relação ao ano anterior.

Perfil- Gaviscon (alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio) é indicado para amenizar os desconfortos provocados por azia, indigestão e refluxo. O medicamento proporciona alívio imediato dos sintomas (três minutos) e tem ação prolongada (quatro horas). Seu principal diferencial é a formação de uma película protetora no estômago, que evita que o conteúdo gástrico volte para o esôfago. O medicamento não tem absorção sistêmica pois seu mecanismo de ação é físico. As reações adversas relacionadas ao uso do medicamento são muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes).

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