Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/09/2010 - 09:57

Brasileiro de Equitação de Trabalho volta em Águas de Lindóia


Modalidade de muita emoção e técnica, a Equitação de Trabalho terá a 4ª etapa de seu campeonato nacional realizada neste fim de semana, durante o 2º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindoia.

O feriado prolongado de Independência do Brasil terá muitas atrações para aqueles que forem até Águas de Lindóia, no Circuito das Águas Paulista, a cerca de 180km da capital do Estado. Dentre elas a 4ª etapa do acirrado Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho, competição que marcará os dois primeiros dias do 2º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindoia.

Com 57 conjuntos inscritos, a disputa promete monopolizar as atenções de todos no município, com provas realizadas em uma arena montada no Espaço Burle Marx, próximo ao centro da cidade, com entrada franca e excelente infraestrutura. Logo na manhã no sábado, as competições de Ensino e Maneabilidade abrem oficialmente o Festival e a etapa do nacional de Equitação de Trabalho.

Já no domingo, será a vez da adrenalina das lutas dos conjuntos contra o cronômetro. À tarde, a Prova de Velocidade dará o tom, com representantes de todas as categorias na luta por pontos importantes na definição dos melhores da etapa, enquanto na parte da noite, a Liga de Velocidade reunirá os mais rápidos, em uma disputa independente, que não conta pontos para o nacional.

O Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho tem os patrocínios de: Banco Santander, Avallon Blindagens, R2 Import, Fort Dodge, Pfizer e Haras do Drosa. Apoio: Haras LS Itirapina, Coudelaria do Castanheiro, Haras Iannoni, Haras Villa do Retiro, Fazenda Sasa e Coudelaria Nossa Senhora de Fátima.

Equitação de Trabalho - A modalidade é uma demonstração dos exercícios praticados pelo cavalo nas atividades do campo. A disputa é realizada em três fases: Ensino — revelando a forma como o cavalo executa o que lhe é solicitado, fase realizada na pista de Adestramento —, Maneabilidade e Velocidade, provas onde o competidor precisa vencer diferentes obstáculos, como tambores, porteira, ponte, salto, redil, balizas etc. A pista utilizada nas duas provas é a mesma, mas os percursos são completamente diferentes. Na Velocidade, os obstáculos precisam ser cumpridos ao cronômetro e, quando se comete faltas, são somados segundos ao tempo final do conjunto, de acordo com o erro.

Em 2010, o Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho é realizado nas categorias: Aspirante, Cavalos Iniciantes, Amador (I e II), Preliminar, Mirim, Júnior, Elementar e Forte. Além disso, duas provas independentes do campeonato, a Gincana e a Liga de Velocidade (sempre um espetáculo de habilidade e adrenalina), mostram ao público a emoção deste esporte com mais clareza.

O Cavalo Lusitano foi o introdutor do esporte no Brasil e venceu o primeiro título de Campeão Mundial individual, sendo também vice-campeão mundial por equipes, em 2002.

Programação da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro Santander de Equitação de Trabalho em Águas de Lindoia: Dia 04 de setembro – sábado, 08h30 – Equitação de Trabalho – Provas de Ensino e Maneabilidade (Simultâneas) | Dia 05 de setembro – domingo, às 14h30 – Equitação de Trabalho – Prova de Velocidade, 20h – Liga de Velocidade. www.associacaolusitano.org.br. | Créditos/foto: Ney Messi.

2º Festival do Cavalo Lusitano de Águas de Lindoia, de 4 a 7 de setembro, n o Espaço Burle Marx, Águas de Lindóia – SP.Entrada Franca. Informações: (11) 3729-4439.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira