Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

02/09/2010 - 09:16

Athié | Wohnrath ganha prêmio Autodesk BIM Experience

Empresa brasileira utiliza processo de modelagem de informações de construção em mais de 200 projetos

San Rafael, Califórnia — A Autodesk, Inc. (Nasdaq: ADSK), líder em software de projetos em 3D, engenharia e entretenimento, anunciou que a Athié | Wohnrath recebeu um Prêmio Autodesk BIM Experience pelo uso do processo de Modelagem de Informações de Construção (Building Information Modeling - BIM) em mais de 200 projetos até o momento, incluindo design de interiores, projetos de construção e novas construções.

O prêmio reconhece ainda o compromisso da empresa com o BIM por meio do treinamento de funcionários, sua estratégia de implementação e pela aplicação do BIM em dois projetos recentes – o centro de tecnologia Baker Hughes no Rio de Janeiro e o design de interiores da nova sede corporativa brasileira da Dow Chemical em São Paulo, Brasil.

A Athié | Wohnrath também está sendo homenageada por seu uso de software para BIM, incluindo o Autodesk Revit Architecture e o Autodesk 3ds Max Design. A empresa também utiliza o software Autodesk Inventor para projetos de mobiliário de escritórios e iluminação.

“A adoção de um processo de modelagem de informações de construção ajudou a aumentar a nossa velocidade de projeto e estimativa de custos, além de aprimorar a coordenação de nossa equipe multidisciplinar e a integridade dos projetos,” disse Alessandro Lopes, gerente de qualidade e processos CAD da Athié | Wohnrath. “Estamos 100 por cento comprometidos com o BIM e, na verdade, exigimos que todos os novos designers entendam totalmente como utilizar o processo BIM e que eles sejam treinados no Autodesk Revit Architecture.”

Uso exemplar do processo BIM em projetos recentes - Um dos projetos recentes da Athié | Wohnrath totalmente construído com base em um processo BIM é o Baker Hughes Rio Technology Center, com 4.700 metros quadrados, desenvolvido para oferecer suporte às indústrias de petróleo e gás. Para esse projeto, a empresa forneceu serviços de arquitetura, engenharia e design de interiores. O projeto do Centro Tecnológico, que inclui instalações de laboratórios, um andar de oficina e uma área administrativa, apresentava diversos desafios aos 20 profissionais que receberam a tarefa. Desde a fase de oferta, até a produção atual da documentação do edifício, o projeto passou por inúmeras solicitações de alterações do cliente. Com os recursos de atualização dinâmica e colaboração multidisciplinar de um processo totalmente em BIM, centrado em um modelo 3D, utilizando o Revit Architecture, a equipe da Athié | Wohnrath conseguiu atender e comunicar as alterações significativas do plano de forma mais eficiente. Por exemplo, para resolver as solicitações de alteração de forma mais rápida, a equipe utilizou visualizações com base em modelos 3D geradas pelo Revit Architecture para ajudar o cliente a analisar as diversas opções de projeto em termos de otimização de espaço. No geral, a equipe sentiu uma redução significativa no tempo necessário para comunicação, coordenação de projetos, análise do projeto e estimativa de custos, além da detecção de conflitos na fase preliminar.

Outro projeto recente de BIM da Athié | Wohnrath que vale a pena mencionar é a nova sede corporativa brasileira da Dow Chemical. O projeto, com nove andares e 15.000 metros quadrados, inclui escritórios, um restaurante, um auditório, um posto de primeiros socorros, uma sala de laboratório e todas as instalações técnicas, incluindo subestações e instalações elétricas, HVAC e outros equipamentos, exclusivamente para a operação da Dow. A Dow Chemical, que utilizará a nova estrutura, solicitou à Athié | Wohnrath a criação de um espaço interior personalizado. Com a ajuda do software Revit Architecture, a equipe transformou os planos de construção existentes em 2D em um modelo completo em 3D. Utilizando o modelo Revit Architecture e com a capacidade de melhor coordenar todas as disciplinas, gerar desenhos de produção mais precisos e fornecer ao cliente visualizações 3D mais realistas utilizando o Autodesk 3ds Max Design, a equipe atendeu às alterações do projeto de design de interiores, solicitadas pelo cliente, de forma rápida e dinâmica. De forma semelhante ao projeto do Baker Hughes Rio Technology Center, a equipe do projeto percebeu grandes economias de tempo relacionadas à coordenação do projeto, análise e estimativa de custos.

O BIM é um processo integrado para explorar as características físicas e funcionais principais de um projeto de forma digital, antes de sua construção, ajudando a fornecer projetos de forma mais rápida e econômica, ao mesmo tempo minimizando o impacto sobre o meio-ambiente. Informações coordenadas e consistentes são utilizadas em todo o processo, gerando projetos mais inovadores, permitindo uma melhor visualização e simulação da aparência, do desempenho e do custo real dos mesmos e gerando documentação mais precisa.

Athié | Wohnrath - Com mais de 20 anos de experiência no mercado de arquitetura corporativa, a Athié | Wohnrath é liderada por Sérgio Athié e Ivo Wohnrath. A empresa apresenta uma ampla gama de serviços integrados para o planejamento e a execução de todas as etapas de um projeto de AEC, desde o design conceitual, até o gerenciamento da implementação, incluindo design de interiores, retrofit, construção, design de edifícios comerciais e industriais, tecnologia, projetos residenciais e de produto. A empresa possui cerca de 380 profissionais e tem escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Líder em arquitetura corporativa no Brasil, a empresa desenvolveu projetos para clientes nacionais e multinacionais, como Nike, Nextel, HP, Microsoft, Ericsson, Nokia, Intel, IBM, Volkswagen, General Electric, Dow, Baker Hughes, Vale, Unilever, Exxon Mobil, Shell, Basf e Warner Bros. A adoção e a integração da empresa com o software Autodesk para BIM foi apoiada pela Best Software, Revendedor Autorizado Autodesk em São Paulo, Brasil.

A Autodesk, Inc., é líder em software de projetos 3D, engenharia e entretenimento. Clientes nos setores de manufatura, arquitetura, construção e mídia e entretenimento – incluindo os últimos 15 vencedores do Oscar de Melhores Efeitos Visuais – utilizam software Autodesk para projetar, visualizar e simular suas idéias. Desde seu lançamento do software AutoCAD em 1982, a Autodesk continua a desenvolver o portfólio mais amplo de software de ponta para mercados globais. | www.autodesk.com.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira