Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2010 - 09:30

Alstom apresenta soluções para energia eólica na Brasil Wind Power 2010

A Alstom vai expôr seus mais recentes lançamentos em equipamentos, soluções e experiência de mercado no evento Brasil Wind Power 2010, que será realizado entre hoje, 31 de agosto, e 02 de setembro, no Rio de Janeiro. Este é o primeiro evento voltado ao mercado de energia eólica da América Latina a ser realizado no Brasil. Líderes da indústria eólica mundial estarão no local para conhecer melhor o potencial latinoamericano nesta área.

O evento conta com uma série de conferências e palestras. Uma delas tem como título “Cenário Político Regulatório do Mercado Brasileiro”, cujo palestrante é Joan Sanmarti, responsável pela área eólica da Alstom Brasil. Na ocasião também estarão presentes Mario Veiga, presidente da PSR Consultoria; Laura Porto, diretora de desenvolvimento de negócios da Iberdrola Renováveis; e Marcelo de Camargo Furtado, do Greenpeace Brazil. A palestra será realizada amanhã, dia 1º de setembro, às 15h30. Nesta sessão os especialistas discutirão tendências da indústria global, além de compartilharem suas experiências sobre melhores práticas.

A Alstom já instalou 1950 turbinas eólicas, totalizando 2.400 MW de energia, em mais de 100 plantas eólicas. No Brasil, a empresa vai construir uma fábrica dedicada à construção de aerogeradores no Estado da Bahia, criada para produzir equipamentos com uma capacidade anual instalada de mais de 300 MW. As construções da nova fábrica começam este ano. O projeto vai gerar cerca de 150 oportunidades de empregos diretos.

“A Alstom acredita no potencial eólico brasileiro e estamos investindo a longo prazo. A nova planta da Bahia vai impulsionar este mercado e ajudar a atender as necessidades de toda a América Latina, e não apenas do Brasil”, afirma Marcos Costa, vice-presidente do setor Power da Alstom Brasil e América Latina. “Estamos no Brasil há 55 anos e, como uma empresa líder na área de energia, já estamos bem estabelecidos no mercado de renováveis, também como líderes no setor de geração hidrelétrica com 35% de market share. Agora estamos incrementando nossos negócios no segmento de eólicas para garantir um desempenho ainda maior em energias sustentáveis no futuro”, complementa Marcos Costa.

Em julho deste ano, a Alstom assinou seu primeiro contrato de fornecimento de equipamentos eólicos no Brasil. O contrato, no valor de € 100 milhões, compreende a construção de um complexo eólico de 90 MW no Estado da Bahia e foi assinado com a empresa brasileira de geração de energias renováveis, Densevix, subsidiária do grupo de engenharia Engevix. O Complexo de Brotas consistirá em três usinas eólicas denominadas Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra.

Em outubro de 2009, a Alstom inaugurou a primeira planta eólica comercial com as turbinas ECO 100, em Viex Moulin, na França (6 turbinas ECO 100). Essa turbina de 3 MW, junto com o modelo Eco 110, está se tornando um padrão no mercado onshore. A ECO 100 tem 140 metros de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares, com um rotor de 100 metros de diâmetro. As pás mais longas geram energia com mais eficiência. Isso representa o uso de menos turbinas e menor espaço geográfico necessário para gerar a mesma quantidade de energia gerada por projetos maiores.

No evento, a Alstom também vai mostrar seu suporte para rotor de conceito diferenciado – o Alstom Pure Torque – que protege os componentes da unidade proporcionando mais segurança e menores custos de manutenção. A empresa afirma que seus produtos podem funcionar durante todo o período de vida útil com esse mesmo suporte.

Nos últimos anos, a Alstom tem investido cada vez mais em tecnologias de energia livre de carbono e em soluções que possam atender aos clientes de forma ambientalmente responsável. A Alstom tem uma vasta oferta no mercado de energia renovável de rápido crescimento, permitindo que seus clientes escolham uma carteira de energia limpa e equilibrada, que leve em conta os regulamentos ambientais, reduzindo as emissões de CO2 e outros poluentes. A carteira de renováveis da empresa inclui atividades em hidrelétricas, energia eólica, geotérmicas, usinas de biomassa e energia solar concentrada.

Perfil- A Alstom é líder mundial em geração de energia e infraestrutura ferroviária, referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo e também fornece usinas integradas para a geração de energia, além de serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica. O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010.

No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos, contando com 5.000 funcionários diretos, que trabalham em sete unidades instaladas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Perfil- A Alstom Wind oferece soluções completas para usinas eólicas, abrangendo atividades de desenvolvimento no local, projeto e fabricação de sistemas e principais componentes, montagem, instalação e serviços de O&M para uma ampla gama de turbinas eólicas em terra, abrangendo de 1,67 MW a 3 MW. Por meio das duas plataformas para turbinas eólicas da Alstom, ECO 80 e ECO 100, a empresa oferece opções de turbinas eólicas adequadas para atender usinas em diferentes localidades e com diferentes velocidades de vento. Todos os produtos eólicos da Alstom contam com o Alstom Pure Torque, um conceito único de projeto mecânico que protege a caixa de engrenagens e demais componentes de tração contra cargas de deflexão. Até hoje, foram instaladas mais de 1850 turbinas em mais de 100 parques eólicos, o que corresponde a uma capacidade total de mais de 2200 MW. A Alstom está presente no mercado eólico da Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Japão e Índia; e montou equipes na China, Brasil e Estados Unidos. A marca industrial da empresa, historicamente baseada na Espanha, está em fase de desenvolvimento internacional com a abrtura de duas novas unidades, uma no Brasil (Bahia) e outra nos Estados Unidos (Amarillo,Texas) previstas para estar em pleno funcionamento até meados de 2011. Atualmente, as atividades eólicas da Alstom empregam mais de 1.000 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: