Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/09/2010 - 09:30

Enduro da Independência em parceria com Universidade realiza pesquisa de Impacto Ambiental inédita no Off Road

Enduro da Independência é o primeiro evento esportivo nacional de competição de motocicletas dentro dos padrões de preservação ambiental.

A maior competição do motociclismo off road de regularidade do Brasil, o Enduro da Independência, completa nesta edição 28 anos. A prova terá 960 km de extensão, percorrendo trilhas, estradas, fazendas e vilarejos, com início na cidade mineira de Pouso Alegre, passando por Lavras/MG, São João Del Rei/MG, Mariana/MG e terminando em Betim/MG. Participarão do evento cerca de 500 pilotos, com envolvimento direto de mais de 3000 pessoas, entre organização, pilotos, equipes de apoio, lojistas e imprensa.

Sempre preocupado com as questões ambientais, o Trail Clube de Minas Gerais, que organiza o evento, e este ano, realiza em parceria com a Production Eventos, programa uma competição ecologicamente correta - . Devido a uma parceria realizada entre o Banco da Árvore e a Production Eventos, o Enduro da Independência, organizado pelo TCMG, será o primeiro evento esportivo nacional de competição de motocicletas dentro dos padrões de preservação ambiental. Serão neutralizados 100% do CO2 emitido pelas motocicletas, carros e caminhões. A parceria prevê o plantio de árvores nativas em regiões de APA’s (áreas de proteção ambiental), refazendo o ecossistema de áreas degradadas, com acompanhamento técnico e científico de acordo com as normas vigentes.

A organização do enduro também realiza uma campanha de conscientização junto aos motociclistas participantes para que o lixo gerado durante o evento seja recolhido adequadamente, para que não polua o trajeto. Além disso, a organização faz um trabalho social de inclusão digital nas cidades onde o evento terá como pernoite para os pilotos, através de doação de computadores para uma escola de cada cidade.

Como o esporte está diretamente ligado à natureza, um trabalho inédito será realizado na 28º Enduro da Independência. Será feito uma pesquisa científica de “Avaliação de Impactos Socioambientais dos Eventos Esportivos Offroad”, que visa mostrar o que realmente o enduro gera de impacto ao meio ambiente.

A pesquisa que vai ser desenvolvida com exclusividade no Enduro da Independência como estudo de caso, faz parte da dissertação de mestrado em meio ambiente, do Centro Universitário UNA/BH, que é coordenada pela doutora em Ciências e Bióloga Fernanda Wasner e pelo mestrando Jomane Casagrande, que além de pesquisador é ex-piloto de enduro e jornalista especializado em offroad. “O objetivo da pesquisa é mostrar para a comunidade científica e para a população em geral quanto o enduro pode impactar ao meio ambiente e, levantar se este impacto tem um lado positivo”, explica o pesquisador Casagrande, que pesquisa e levanta dados bibliográficos em revistas especializadas e livros há mais de um ano. “Quando se fala em impacto, nem sempre é apenas negativo, porque sabemos que ao longo do evento, muitas comunidades e pessoas são beneficiadas através da geração de renda e do desenvolvimento nos locais por onde a caravana passa. Com esta pesquisa teremos a condição de mensurar o que realmente representa um evento esportivo offroad”, concluí Jomane Casagrande.

“Para o TCMG, a iniciativa inédita dos pesquisadores ajudará mostrar que o enduro de regularidade sempre trouxe benefícios às comunidades por onde passa reforçando o trabalho social da prova aos longos destes 28 anos de história’, conclui Gustavo Jacob, presidente do TCMG.

A pesquisa será desenvolvida ao longo de todo a evento, com registro fotográfico, entrevistas, e análise dos acontecimentos e das ações que acontecem. Em alguns trechos o pesquisador percorrerá de moto a mesma trilha que os competidores, para melhor visualizar e levantar o acontece antes e depois que as motos passam por algum lugar. As populações de diferentes distritos e cidades também serão ouvidas para saber o que eles pensam e percebem do Enduro da Independência.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira