Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/08/2010 - 08:20

Projeto de reciclagem de pneus chega ao Rio de Janeiro

Iniciativa que transforma a bicicleta em um produto 100% reciclável já coletou mais de 2.700 pneus no primeiro ano de atividades.

A Caloi, empresa líder na fabricação de bikes no Brasil, expande o projeto de reciclagem de pneus de bicicletas para Minas Gerais, Rio de Janeiro e Recife, além de incluir novos pontos de coleta em São Paulo. A ação, que iniciou no estado paulista em 2009, já coletou mais de 2.700 pneus de bikes e 370 câmaras de ar.

O projeto, apoiado pelo Instituto Via Viva, promove a reciclagem de pneus inservíveis de bicicletas e ajuda a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, promovendo a capacitação profissional e a geração de renda. A iniciativa ainda contribui para a preservação do meio ambiente, uma vez que a bicicleta é um meio de transporte que não emite gás carbônico na atmosfera.

“O primeiro ano do projeto de reciclagem de pneus de bicicletas foi um grande sucesso. Agora, com a abertura de novos pontos de coleta, a expectativa de crescimento é 75% ainda para este ano”, comenta Juliana Grossi, diretora de Marketing da Caloi. “O mundo necessita cada vez mais de iniciativas como essa, que, além de colaborar com o meio ambiente, ajuda o desenvolvimento profissional de pessoas com deficiências e estimula a prática de atividade física”, complementa a executiva.

São seis novos postos em São Paulo, que somam 11 depósitos coletores no estado. No Rio de Janeiro e Minas Gerais foram inaugurados seis postos em cada região e em Recife, um ponto de coleta.

Os pneus inservíveis já podem ser depositados em coletores instalados nos pontos de venda participantes. Um selo “verde” é entregue aos colaboradores da causa, que estão ajudando a bicicleta a se tornar um produto 100% reciclável.

O projeto funciona por meio da parceria com empresas de logística: Expresso Itatiba, Gean Transportes e Rekarga Transportes. Essas empresas encaminham, após a coleta, os pneus de bicicleta arrecadados aos Ecopontos Via Viva®, onde pessoas com deficiência mental e/ ou física, assim como pessoas em situação de risco social, capacitadas profissionalmente pela AVAPE, fazem a triagem do resíduo. O material é armazenado temporariamente e enviado ao centro de reciclagem, onde é transformado em chips de borracha (pequenos pedacinhos de borracha), que são utilizados em vários produtos, como o Concreto DI®, por exemplo.

.[SAC 0800 – 701 8022 | Grande São Paulo 911) 5853-2744 | www.caloi.com | Siga-nos em @falecomacaloi].

Instituto Via Viva-Fundado em 2004 por uma equipe multidisciplinar, é uma ONG que desenvolve tecnologias inovadoras para a sustentabilidade, assim como programas socioambientais que visam promover a proteção do meio ambiente e a geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social.

Sobre a AVAPE- Fundada em 1982, é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social que atua no atendimento de pessoas com todos os tipos de deficiência, em um trabalho completo que, além do lado clínico, envolve o desenvolvimento das condições necessárias para a reabilitação e a capacitação profissional.

Sobre a Caloi - A Caloi é uma empresa brasileira com 112 anos, líder de mercado, responsável pela comercialização de mais de 700 mil bicicletas por ano. Possui duas unidades fabris, uma em Atibaia, SP, e outra em Manaus, AM. Gera 600 empregos diretos e mais 400 temporários, na alta estação. A Caloi estimula e apoia crianças e adultos na busca de uma vida saudável por meio da atividade física.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: