Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/08/2010 - 08:56

Sistema de monitoramento de tráfego será licitado

Durante reunião do Conselho de Autoridade Portuária do Porto do Rio Grande (CAP/Rio Grande), realizada no dia 24 de agosto (terça-feira), pela manhã, na sede da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), em Porto Alegre, o superintendente do Porto do Rio Grande, Jayme Ramis, anunciou que será dado início ao processo para a abertura da licitação para contratação do novo sistema de monitoramento de tráfego marítimo, conhecido como VTMS. Nos próximos dias o processo será encaminhado pelo secretário adjunto de Infraestrutura e Logística do RS, Adalberto Silveira Netto, a Central de Compras do Estado (CECOM).

O projeto também foi tema da palestra do superintendente do Porto do Rio Grande, nesta terça-feira (24), às 15h30min, em Porto Alegre, no Congresso Internacional Navegar 2010 - Os novos caminhos do Comércio Mundial. O Sistema, que é utilizado por portos da Europa, como o de Barcelona e Roterdã, contará com investimento do Governo do Estado de aproximadamente R$ 25 milhões. De acordo com o projeto serão implantadas 18 boias de sinalização náutica inteligentes, que reforçarão o sistema de sinalização náutica já existente. A diferença é que as novas boias possuem sensores inteligentes e são monitoradas por radar, integradas por radiofrequência GSM e interligadas a diversas estações estrategicamente posicionadas ao longo dos canais e bacias de evolução do porto rio-grandino.

Com o sistema, pioneiro no Brasil, será possível obter informações sobre condições de vento, correntes, ondas e localização das bóias. Além de sua utilização no monitoramento ambiental. As boias, que possuem alcance de 35 milhas náuticas, emitirão informações que poderão ser acessadas pela Internet. O VTMS será integrado às câmeras de segurança e ao Sistema Porto, sendo as imagens também disponibilizadas pela Internet em tempo real. O projeto será implantado 180 dias após assinatura do contrato.

A notícia foi ao encontro do tema da reunião do CAP/RG, que tratou sobre os acessos ao Porto do Rio Grande frente a obra de dragagem de aprofundamento. O evento contou com a presença de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), da Secretaria de Portos (SEP), da Praticagem da Barra do Rio Grande e dos conselheiros do CAP/RG. Após várias discussões ficou definido que existe a necessidade de criação de um regramento, baseado em estudos técnicos, estabelecendo os parametros para a trafegabilidade de embarcações nos canais do porto com o estabelecimento do novo calado, que deverá ficar em torno de 47 pés. A implantação do novo sistema auxiliará na melhoria do acesso ao porto gaúcho, minimizando problemas relacionados a eventos climáticos que impedem a navegabilidade da Barra do Rio Grande. | Alan Bastos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: