Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2010 - 00:01

Portal desenvolvido pela Squadra Tecnologia agiliza e otimiza compras eletrônicas da Cemig

Maior empresa de energia do Brasil, a Cemig, contratou a Squadra para desenvolver um portal sob medida e totalmente aderente aos Decretos do Governo de Minas que regulamentam o Pregão na forma presencial e eletrônica e o Sistema de Registro de Preços Permanente – SRPP.

Menos de um ano após entrar em operação comercial, o novo portal de compras eletrônicas implantado pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) – maior maior empresa de energia elétrica do Brasil, que atua nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia – já concentra 100% das aquisições e contratações com valor acima de R$ 16 mil reais da companhia, movimentando uma média anual em torno de R$ 1,3 bilhão.

Desenvolvido pela Squadra Tecnologia (www.squadra.com.br) – empresa especializada no desenvolvimento de software de alta qualidade com foco em negócios – o novo portal proporciona um ambiente virtual seguro, ágil e amigável onde a Cemig e seus mais de 60 mil fornecedores cadastrados podem realizar negócios. “Destes, da ordem de seis mil fornecedores participam ativamente dos dois mil processos licitatórios que temos por ano”, informa Alexandre Antonio de Medeiros Barbosa, coordenador dos Pregoeiros e Analista da Aquisição da Cemig.

Ele explica que o projeto do novo portal de compras da Cemig teve início em 2008, onde o objetivo era alcançar uma solução tecnológica em estrita observância aos regulamentos estaduais aprovados em abril daquele mesmo ano.

Após pouco mais de um ano de trabalho o novo portal de compras entrou no ar, incorporando todas as características e funcionalidades desejadas pela Cemig, entre elas a modalidade do Sistema de Registro de Preços Permanente com Registro do Simples Interesse SRPP-RSI, pioneira no Brasil, em estrita observância ao estabelecido nos Decretos do Governo de Minas Gerais. “É um grande diferencial de nosso novo portal”, afirma Wagner Delgado Costa Reis, Superintendente de Suprimentos de Materiais e Serviços da Cemig. Ele explica que o Registro do Simples Interesse é uma modalidade onde o licitante preliminarmente declara o interesse em fornecer ou ofertar propostas para determinado item. “A partir deste registro de interesse, é possível criar vários pregões eletrônicos para registro de proposta e disputa de lances”, completa.

Esta característica, que parece banal, impacta fortemente a performance do novo portal de compras da Cemig, reduzindo drasticamente o tempo de aquisição de materiais e serviços. “Hoje, em virtude do grande volume que temos, o prazo médio é de 30 dias contra 90 de antes. Mas com o novo portal e com o Registro do Simples Interesse seria possível reduzir este prazo para até 48 horas, por exemplo”, ressalta Alexandre Antonio de Medeiros Barbosa.

Além da redução no prazo de aquisição de materiais e contratação de serviços, o projeto do novo Portal de Compras também vem proporcionando para a Cemig – reconhecida pela excelência em seus processos – ainda mais transparência nas compras corporativas, ampliação do número de fornecedores, mais segurança e facilidade de uso. Juntamente com a equipe de aproximadamente 80 empregados das áreas de aquisições, contratação de serviços, cadastro de fornecedores, e qualidade da Cemig, os usuários também acompanham de forma simples, rápida e amigável os processos licitatórios de interesse de suas áreas por meio do novo portal. O mesmo vale para os milhares de profissionais que trabalham nas empresas fornecedoras da Cemig e que podem interagir com o novo portal para manutenção de cadastro, acompanhamento de licitações, pregões etc.

“Da forma como foi concebido, o novo portal de compras da Cemig certamente pode ser um modelo a ser seguido pelas instituições públicas em todo o País”, finaliza Wagner Delgado Costa Reis.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: