Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2007 - 10:26

Vaperma inaugura centro para testar nova tecnologia de energia limpa

ST-Romuald, Quebec - A Vaperma Inc. inaugura oficialmente dia 21 de junho, seu novo centro de pesquisa e tecnologia, de 22.000 pés quadrados, para o desenvolvimento e teste piloto de membrana de separação de gás de energia limpa. A inovadora membrana de fibra oca é uma tecnologia canadense proprietária, que representa um novo processo de "secagem" para a produção de etanol combustível. A tecnologia também oferece grande potencial para a desidratação do gás natural.

A expectativa é a de que a tecnologia de membrana da Vaperma será uma solução atrativa para as grandes usinas de refino de etanol, tanto na América do Norte quanto no Brasil, para atender a crescente demanda pelo bioetanol, como aditivo da gasolina. Adicionalmente, os testes com a tecnologia de membrana da Vaperma para a desidratação do gás natural terão início em outubro de 2007. A desidratação do gás natural é necessária para purificar este combustível limpo de petróleo.

A instalação de produção pré-comercial de membranas da Vaperma está programada para iniciar suas operações durante agosto de 2007. A linha piloto irá produzir fibras o suficiente para permitir os testes de demonstração em grande escala.

Durante os últimos 18 meses, a Vaperma construiu com sucesso a companhia e seus ativos, que conduziram a tecnologia de membrana Siftek(TM) do laboratório para a fase de demonstração, através da parceria com clientes em potencial tais como a GreenField Ethanol e a EnCana Corporation.

"A Vaperma vem se posicionando para se tornar a fornecedora canadense líder de sistemas de membrana avançados para a produção de etanol de grau combustível e para o tratamento do gás natural. O apoio dos investimentos da Sustainable Development Technology Canada, do Fundo de Inovação Ambiental da EnCana e da NRCan/TEAM são de grande importância para reduzir o risco financeiro enfrentado pela introdução desta inovadora tecnologia no mercado", disse Claude Letourneau, Presidente e Executivo-Chefe da Vaperma Inc.

"Temos certeza do sucesso da demonstração da viabilidade comercial de nossos sistemas de membrana em parceria com a GreenField Ethanol e esperamos realizar em breve a fase de demonstração com a EnCana. Sem as importantes parcerias de consórcio, este empolgante esforço não teria sido possível", ele acrescentou.

O novo centro de pesquisa e tecnologia de última geração é baseado em uma tecnologia para a qual a Natural Resources Canada contribuiu com $1,9 milhão.

"Nosso governo se orgulha em apoiar companhias como a Vaperma, as quais desenvolvem tecnologias limpas de ponta para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e incentivar a economia", disse Jacques Gourde, secretário de Estado do ministro de Recursos Naturais. "No orçamento de 2007, investimos $ 2 bilhões no apoio à produção de combustíveis renováveis. O investimento em projetos como este possibilitará ao Canadá se tornar um país líder mundial na tecnologia dos biocombustíveis".

"A Vaperma foi bem-sucedida no teste da desidratação inicial do etanol em campo com o primeiro sistema de membrana, que foi realizado na usina da GreenField em Tiverton, Ontário. No momento, esperamos com ansiedade pelos resultados da próxima fase de demonstração para validação da viabilidade comercial e desempenho deste novo sistema de secagem, antes de sua comercialização em 2008", disse Robert Gallant, presidente e executivo-chefe da GreenField Ethanol.

"O processo piloto da secagem de membrana está programado para início de produção no outono de 2007, com uma capacidade de produção de 20 m3 por dia ou o equivalente a cerca de seis por cento da produção de nossa usina de etanol em Chatham. Temos a certeza de que o sistema de membrana irá nos ajudar a reduzir nossas necessidades de energia e reduzir nossos custos", disse Gallant.

Gerry Protti, vice-presidente executivo de Relações Corporativas e presidente da Divisão Offshore e Internacional da EnCana Corporation, disse, "A EnCana acredita que as parcerias inovadoras e colaborativas, tais como estas, oferecem um emocionante caminho a seguir, na direção de processos mais eficientes, mais limpos e de menores custos dentro da nossa indústria.

"A EnCana está satisfeita por ser uma parceira no fornecimento de apoio financeiro e futuro local de uma demonstração piloto para o teste do sistema de membrana da Vaperma para a desidratação do gás natural. Este projeto se ajusta de forma ideal ao Fundo de Inovação.

Ambiental de nossa companhia, o qual foi criado para financiar projetos que apóiam o desenvolvimento, demonstração e, por último, a comercialização de tecnologias de energia inovadoras e limpas".

Vicky J. Sharpe, presidente e executiva-chefe da Sustainable Development Technology Canada (SDTC), acrescentou: "A Vaperma é um grande exemplo da inovação da tecnologia limpa canadense que tem o potencial de ser uma líder no mercado mundial.

"Através do apoio dado a companhias canadenses como a Vaperma para superarem os obstáculos da fase pré-comercial, a SDTC exerce um papel importante no aumento da probabilidade de as inovações de nossas companhias atingirem o mercado, e, desta forma, oferecerem melhores opções para reformularmos nossa economia. Assim, o investimento é tanto uma questão econômica quanto ambiental".

Jacques Gourde, secretário de Estado do ministro de Recursos Naturais, Robert Gallant, presidente e executivo-chefe da GreenField Ethanol Inc. (GFE); Gerry Protti, vice-presidente executivo de Relações Corporativas e presidente da Divisão Offshore e Internacional da EnCana Corporation; e Vicky J. Sharpe, presidente e Executiva-Chefe da Sustainable Development Technology Canada, participaram da cerimônia oficial de inauguração, liderada por Claude Letourneau, Presidente & executivo-chefe da Vaperma, no Centro de Pesquisa e Tecnologia, localizado em um bairro da Cidade de Quebec, no Canadá.| www.vaperma.com| PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira