Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 09:49

COB e Exército firmam parceira para a formação de gestores esportivos


A Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) cederá instalações para a realização de cursos de cursos de capacitação e seminários do IOB, além de disponibilizar o laboratório da Escola para auxiliar a preparação de atletas a partir da utilização de ações ligadas à Ciência do Esporte.

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), e o Exército Brasileiro assinaram Termo de Cooperação para o desenvolvimento do esporte no Brasil, em cerimônia realizada no dia 23 de julho (sexta-feira), no Forte de São João, na Urca (RJ). A solenidade contou com a presença do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, do diretor de Pesquisa e Estudos de Pessoal da Fortaleza de São João, general-de-brigada Fernando Azevedo e Silva, do gerente de desenvolvimento do COB, Agberto Guimarães, além de atletas olímpicos, presidentes de Confederações e autoridades militares.

Com o apoio do Exército ao IOB, o Comitê Olímpico Brasileiro espera aumentar o número de profissionais especializados em várias áreas necessárias para o desenvolvimento do esporte. De acordo com o protocolo de intenções, a Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) cederá instalações para a realização de cursos de cursos de capacitação e seminários do IOB, além de disponibilizar o laboratório da Escola para auxiliar a preparação de atletas a partir da utilização de ações ligadas à Ciência do Esporte. “Não adianta termos somente atletas talentosos dentro das quadras se não tivermos o apoio de uma equipe qualificada. O IOB veio para preencher uma lacuna dentro do esporte brasileiro. Uma lacuna na formação de quadros em diversos setores necessários ao desenvolvimento do esporte, seja ele olímpico ou não. A ideia é abrir oportunidades a profissionais das mais diversas áreas, ligadas à gestão esportiva, sejam eles técnicos, assistentes, preparadores físicos, médicos, advogados, jornalistas e administradores”, afirmou Carlos Arthur Nuzman, lembrando ainda que há 35 anos criou nesta mesma instituição (EsEFEx) os primeiros cursos de formação de treinadores de voleibol.

As atividades são abertas tanto a militares quanto a civis, algo que já vem acontecendo, e com o apoio do Exército, tende a crescer ainda mais. Neste momento, por exemplo, o COB e o IOB promovem a segunda edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE), voltado para 35 profissionais de diversos segmentos do cenário esportivo do país. A segunda edição do CAGE terá a duração de 13 meses e será desenvolvido através de quatro módulos presenciais e três à distância. Os próximos módulos presenciais podem acontecer nas dependências da EsEFEx. Entre outras funções, o IOB tem como objetivo promover e desenvolver estudos e pesquisas na área do esporte e do Olimpismo. “Este é verdadeiramente um momento histórico para o desporto nacional. Celebramos a assinatura de um protocolo que transcende o âmbito e possibilita às Forças Armadas compartilhar pesquisas cientificas e contribuir para a capacitação de recursos humanos em diversas áreas. Esperamos assim que os nossos atletas possam continuar projetando o nome do Brasil”, declarou o comandante do Exército, General Enzo Martins Peri.

Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) - O Instituto Olímpico Brasileiro é um centro de estudos e difusão de conhecimento de referência nacional sobre esporte olímpico. Um de seus objetivos é promover o intercâmbio e a difusão de conhecimento, a partir de cursos, seminários, congressos e demais eventos acadêmicos. O IOB visa a fomentar a pesquisa, desenvolver e manter uma base de dados de informações relacionadas ao esporte (artigos, vídeos, gravações, manuais, imagens e documentos em geral), além de promover o desenvolvimento e a elaboração de ferramentas de apoio à tomada de decisão. O Instituto tem o propósito de compartilhar as melhores práticas e tecnologias com atletas, preparadores físicos, gestores, técnicos, treinadores e demais profissionais envolvidos com o esporte. [ http://ww.cob.org.br ].

. [Foto: Comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira