Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/07/2010 - 08:46

Primeiro controle numérico desenvolvido pela Siemens completa 50 anos

O Sinumerik, comando numérico desenvolvido pela Siemens para melhoria dos processos industriais, comemora 50 anos em 2010. Pioneiro no mercado, o produto resultou no imediato aumento de produtividade e flexibilidade na usinagem de peças, e, atualmente, é aplicado em todas as etapas da produção. Outro marco de seu lançamento foi consolidar a Siemens como líder em tecnologia e inovação no campo de controlador numérico computadorizado há meio século.

Com constantes atualizações e novas características a cada versão, a Siemens transformou o produto em um comando numérico computadorizado (CNC) com soluções integradas de segurança em seu microprocessador. “O Sinumerik nos tornou líder e continuamos a investir especificamente em pesquisa e desenvolvimento para continuarmos a escrever essa história de sucesso”, afirma Uwe Frank, CEO da unidade de Sistemas de Controle de Movimento da Siemens.

A família Sinumerik nesses 50 anos - O primeiro lançamento aconteceu em 1960, com o Sinumerik 200 e 300 para controlar torneamento, fresamento, retífica, e para unidade eletrohidráulicas. Pouco mais de 10 anos após seu lançamento, a versão 500C já estava no mercado como o primeiro controle numérico computadorizado (CNC), inicialmente apenas para aplicações de torneamento e fresamento, mas que já possibilitava a gestão integrada e transferência de programas. Ainda na década de 70, a Siemens lançou o Sinumerik System 8, um controlador numérico multicanal programável (CLP) integrado adequado também a processos de perfuração. No início dos anos 80 a empresa traz ao mercado o System Sinumerik 3, com uma interface específica para o operador e recursos gráficos próprios.

As novas gerações do controlador, feitas há 20 anos, já traziam novo design e interfaces mais acessíveis, com itens personalizados e menus. Na década de 90, chega ao mercado o Sinumerik 840D, um controlador de alta performance com links digitais e núcleo aberto, capaz de integrar componentes de software ao sistema. Com a maior adesão à tecnologia no processo industrial, a Siemens inova mais uma vez e passa a oferecer, em 96, o pacote de Soluções de Segurança Integrada Sinumerik.

Para aumentar a produtividade dos fabricantes e usuários de máquinas, a Siemens ampliou a capacidade do controlador numérico e atualmente oferece monitoramento via web e suporte mecatrônico para o auxílio no desenvolvimento de máquinas através de simulação com protótipos. Em 2005, a Siemens apresenta o inovador Sinumerik aberto CNC 840D sl para até 31 eixos e o 802D sl para tornos e fresadores de baixo e médio alcance. Em 2009, a novidade foi o 828D compacto e com pacotes de tecnologia voltados a fresamento.

Perfil- A Siemens AG (Berlin e Munique) é uma potência global em engenharia elétrica e eletrônica. A empresa possui cerca de 400.000 funcionários (incluindo operações descontinuadas) trabalhando para desenvolver e fabricar produtos, projetar e instalar sistemas e projetos complexos e adaptar uma ampla gama de serviços para exigências únicas. A Siemens fornece tecnologias inovadoras e know how abrangente para beneficiar os clientes em cerca de 190 países. Fundada há 160 anos, a empresa se concentra nas áreas de Information and Communications, Automation and Control, Power, Transportation, Medical, and Lighting. No ano fiscal de 2009 (encerrado em 30 de setembro), a Siemens obteve faturamento de operações em continuidade de R$ 75 bilhões. [ www.siemens.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira