Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/07/2010 - 08:38

Normas de segurança em rede elétrica

Com foco em atendimento e primeiros socorros, treinamento em NR10 é recomendado a todas as empresas.

Curitiba - Trabalhar com eletricidade oferece diversos riscos. Mesmo especialistas da área elétrica estão, diariamente, sujeitos a danos causados pela alta tensão de equipamentos e redes. Essas pessoas, desde 2004, possuem um subterfúgio legal que garante sua proteção. A Norma Reguladora nº10 conhecida como NR10 é um conjunto de regras que visam proteger funcionários e grupos que fazem esse tipo de trabalho. E é para eles que a Dtcom, empresa paranaense de educação e comunicação corporativa a distância, oferece o curso de NR10, composto de 45 horas de teleaulas, todas complementadas com conteúdo disponível na internet.

Em um primeiro momento, o curso pode parecer muito específico, destinado somente a quem está diretamente ligado à área elétrica. No entanto, o especialista Bruno Marchesi esclarece que não é o caso. “Ele é importante para diversas áreas das empresas, que vão desde a pessoa que atua com primeiros socorros, até setores inteiros”, diz Marchesi.

Uma das ideias do curso é passar a noção da proteção coletiva. O especialista afirma que, durante o treinamento, os alunos aprendem a como minimizar o risco de acidentes aprendendo a lidar tanto com equipamentos de proteção coletiva (chamados EPCs), quanto com os equipamentos de proteção individual (EPIs). Pela norma, para um colaborador utilizar estes equipamentos e instalações elétricas, ele deve ter um treinamento reconhecido e registro no Ministério do Trabalho e do Emprego.

Foco em primeiros socorros - Além do treinamento com a rede elétrica, a NR10 também trata de primeiros socorros, especialmente no caso de incêndios. Uma vez que toda empresa é obrigada a ter uma brigada de incêndio – e uma infraestrutura preparada para estes casos – a formação de brigadistas também é foco do curso da Dtcom.

A importância de ter um profissional responsável pelos primeiros socorros dentro de uma empresa é frisada por Marchesi. “Naturalmente, uma preparação adequada, segundo as orientações da NR10, é extremamente importante na tentativa de dar uma primeira assistência a acidentados”, diz o especialista.

Na opinião do especialista, o problema de não se ter um profissional responsável com formação adequada para atender vítimas gera problemas sérios. O não treinamento pode acabar funcionando a desfavor, em atendimentos. Isso porque existem certos procedimentos proibidos no caso de traumas, que leigos, muitas vezes, desconhecem e executam. “Devemos sempre lembrar da regra de ouro dos primeiros-socorros”, diz Marchesi, “se você não sabe o que fazer, não faça nada”, completa. O curso está disponível para as organizações parceiras da Dtcom no portal www.dtcom.com.br.

Perfil: Dtcom - Fundada em 2000, a Dtcom oferece soluções tecnológicas de comunicação corporativa e capacitação profissional a distância, por meio de transmissão via satélite e pelo sistema LMS (e-learning) na internet. A Dtcom atende 104 organizações nos setores público e privado em todo o Brasil. No portfólio de produtos e serviços oferecidos está a TV Corporativa, com conteúdos desenvolvidos pela Dtcom ou pelo próprio cliente, com a possibilidade de formar uma rede exclusiva de comunicação; e o Sistema de Treinamento com três canais específicos: Autodesenvolvimento, Gestão de Corporativa e Gestão Pública. Além do conteúdo disponível via satélite, a Dtcom conta com o Sistema LMS que oferece interatividade, tanto para os gestores das organizações na administração de cursos e emissão de relatórios, quanto para a continuidade e reforço dos treinamentos executados. Para que toda esta tecnologia e conteúdo cheguem até o cliente, a Dtcom conta com uma equipe de 49 colaboradores atuando nas duas sedes: a administração, situada em Curitiba, e o teleporto com equipamentos de transmissão via satélite de última geração, no município de Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. [Telefone 0800-701 3180 ou www.dtcom.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: