Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/07/2010 - 10:19

Alstom entra no mercado brasileiro de energia eólica com contrato de 100 milhões de euros


A Alstom assinou um contrato no valor de € 100 milhões com a empresa brasileira de geração de energia renovável Desenvix, subsidiária do grupo econômico Engevix, para a construção de um complexo eólico de 90 MW no Estado da Bahia. O Complexo de Brotas consistirá em três usinas eólicas denominadas Macaúbas, Novo Horizonte e Seabra, e representa o primeiro contrato da Alstom no mercado eólico brasileiro.

A geração de energia no Brasil baseia-se principalmente nas usinas hidrelétricas, que representam 77% da capacidade de geração instalada no País e geram 90% da energia produzida. O Brasil conta também com um grande potencial para a produção de eletricidade a partir de outras fontes de energia renovável.

O Complexo de Brotas destaca o compromisso do governo com o desenvolvimento do mercado interno de energia eólica e mostra o envolvimento da Alstom com a geração de energia por fontes renováveis. De acordo com os termos e condições do contrato, a Alstom fornecerá 57 turbinas eólicas ECO 86 de 1,67MW cada, cujos principais componentes serão fabricados na Espanha e no Brasil. As três usinas eólicas deverão entrar em operação em julho de 2011.

Em dezembro de 2009, a Alstom assinou um memorando de intenção com o Governo do Estado da Bahia para instalar sua primeira unidade industrial de turbinas eólicas no país, localizada em Camaçari, com previsão de estar em pleno funcionamento até meados de 2011. Isso representou um importante passo para a presença da Alstom no mercado regional de energia eólica, consolidado agora com o recente contrato.

Alstom e Engevix são parceiras de longa data, trabalhando em conjunto há mais de 30 anos. Ambas as empresas participaram de importantes projetos hidrelétricos no Brasil, tais como Tucuruí (8370 MW), Ita (1450 MW), Barra Grande (690MW) e Itapebi (450 MW), além de projetos para usinas hidrelétricas de médio porte (Caçu, Barra dos Coqueiros, etc) e usinas de pequeno porte, como Bonfante e Mont Serrat.

“O complexo de usinas eólicas de Brotas representa o primeiro projeto conjunto entre a Alstom e a Engevix no mercado de energia eólica no Brasil”, declara Alfonso Faubel, vice-presidente da Alstom Wind. “Ele fortalece as relações entre as duas empresas no setor de energia renovável e consolida a posição da Alstom no mercado de energia eólica no país.”

Perfil- A Alstom é líder mundial em geração de energia e infraestrutura ferroviária, referência em tecnologias inovadoras que respeitam o meio ambiente. A Alstom constrói os trens mais rápidos e os metrôs automatizados de maior capacidade do mundo e também fornece usinas integradas para a geração de energia, além de serviços associados para diferentes fontes de energia, como hidreletricidade, gás, carvão, nuclear e eólica. O Grupo emprega 96.000 pessoas em 70 países e registrou vendas de 23 bilhões de Euros em 2009/2010.

No Brasil, a Alstom está presente há 55 anos, contando com cinco mil funcionários diretos, que trabalham em sete unidades instaladas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Perfil- A Alstom Wind oferece soluções completas para usinas eólicas, abrangendo atividades de desenvolvimento no local, projeto e fabricação de sistemas e principais componentes, montagem, instalação e serviços de O&M para uma ampla gama de turbinas eólicas em terra, abrangendo de 1,67 MW a 3 MW. Por meio das duas plataformas para turbinas eólicas da Alstom, ECO 80 e ECO 100, a empresa oferece opções de turbinas eólicas adequadas para atender usinas em diferentes localidades e com diferentes velocidades de vento. Todos os produtos eólicos da Alstom contam com o Alstom Pure Torque, um conceito único de projeto mecânico que protege a caixa de engrenagens e demais componentes de tração contra cargas de deflexão. Até hoje, foram instaladas mais de 1850 turbinas em mais de 100 parques eólicos, o que corresponde a uma capacidade total de mais de 2200 MW. A Alstom está presente no mercado eólico da Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Japão e Índia; e montou equipes na China, Brasil e Estados Unidos. A marca industrial da empresa, historicamente baseada na Espanha, está em fase de desenvolvimento internacional com a abrtura de duas novas unidades, uma no Brasil (Bahia) e outra nos Estados Unidos (Amarillo,Texas) previstas para estar em pleno funcionamento até meados de 2011. Atualmente, as atividades eólicas da Alstom empregam mais de 1.000 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: