Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2010 - 09:05

Lula diz que Brasil vai disputar com países ricos mercado africano

Lusaca (Zâmbia) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse no dia 08 de julho (quinta-feira), que o Brasil vai disputar com os países mais ricos “cada metro quadrado da África”. Lula manteve encontros pela manhã, com o presidente da Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, autoridades locais e empresários brasileiros e zambianos. Ao sair do encontro, Lula ressaltou que o Brasil está mesmo na disputa com as grandes economias pela África.

“É claro que a China, a Índia e os Estados Unidos, como são economias muito competitivas estão disputando cada metro quadrado aqui [na África]. Então, nós não podemos ficar sentados em uma cadeira de balanço esperando”, disse o presidente antes de embarcar para a África do Sul, último país a receber a visita de Lula em sua viagem ao Continente Africano.

Na Zâmbia, o presidente Lula voltou a criticar o comportamento do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial que, segundo o presidente brasileiro, ficaram em “silêncio profundo” diante da crise mundial.

“Quando a crise era em um país como Zâmbia ou em um país como o Brasil, aqui apareciam o FMI e o Banco Mundial para nos ensinar o que fazer e para dar palpite nas nossas políticas. Agora que a crise é nos países ricos, o FMI está em um silêncio profundo e o Banco Mundial ficou mudo. Ou seja, eles não sabem como tratar a crise como pensavam que sabiam tratar a crise nos países pobres.”

Lula repetiu o alerta que fez em outros países visitados de que os países em desenvolvimento devem tentar resolverem sozinhos seus problemas e evitarem as soluções propostas dentro da esfera dos países ricos.

"Durante grande parte do século 20 nós tivemos a expectativa de que os países ricos resolveriam nossos problemas. A crise mostrou que nós é que temos de resolver nossos próprios problemas", disse.| Luciana Lima/ABr

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira