Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/07/2010 - 09:06

ISO 26000 na agenda das empresas

Recente pesquisa realizada pelo L.O. Baptista Advogados, com 40 grandes empresas de diversos segmentos, indica que 72,5% das companhias pretendem implementar ao menos uma ferramenta para a gestão da sustentabilidade. Entre os instrumentos propostos, a norma de Responsabilidade Social ISO 26000 foi a preferida pelas empresas, recebendo 27,5% das respostas.

“Esse valor sugere a boa aceitação dessa norma, que será um guia sobre responsabilidade social para todos os tipos de organizações, com ou sem fins lucrativos. Podemos constatar que a sustentabilidade tem sido incorporada pelas empresas de modo cada vez mais constante e consistente”, comenta Eduardo Felipe Matias, sócio responsável pelo núcleo de Sustentabilidade do escritório.

Em segundo lugar, com 22,5%, as empresas pretendem adotar as certificações de gestão de responsabilidade social nos moldes da SA 8000, AA 1000, NBR 16.001 e, em terceiro (17,5%), algum indicador de sustentabilidade nos moldes dos do Instituto Ethos.

ISO 26000- A primeira norma-padrão internacional de responsabilidade social, ISO 26000, deve começar a valer no final de 2010. A nova norma estabelece diretrizes sobre responsabilidade social para todos os tipos de organização (empresas, incluindo micro, pequenas e médias; associações sem fins lucrativos; associações representativas e organizações governamentais).

Abordando temas como meio ambiente, práticas trabalhistas e direitos humanos, a ISO 26000 propõe-se a fornecer diretrizes práticas relacionadas: (i) à operacionalização da responsabilidade social; (ii) à identificação e envolvimento de partes interessadas (stakeholders); e (iii) ao aumento da credibilidade dos relatórios sobre responsabilidade social.

Perfil- O L.O. Baptista Advogados é um dos escritórios líderes na América Latina no setor de Direito Empresarial. O escritório se diferencia por contribuir na formulação de soluções empresariais criativas e sólidas, combinando excelência técnica e visão estratégica dos negócios. Atualmente, conta com mais de 25 Doutores e Mestres, formados no Brasil e no exterior, além de inúmeros especialistas em Direito, Administração de Empresas e nas áreas de negócios dos clientes.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: