Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/07/2010 - 07:39

Cuidados ambientais marcam expansão da Helibras em Itajubá

Obras de terraplenagem da área onde será produzido o EC725 para as Forças Armadas teve início com retirada de grama, que será replantada.

As atividades de terraplenagem da área que abrigará as obras de expansão da fábrica da Helibras em Itajubá – MG, já estão sendo realizadas pela construtora Martins e Carvalho, de Itajubá, cercadas de cuidados ambientais. “Na primeira etapa dos trabalhos, serão retiradas toda a grama, algumas árvores e uma camada de 30 centímetros do terreno, para eliminação de todo o material orgânico” conta Carlos Moraes, gerente de Desenvolvimento Industrial da Helibras.

Ele explica que uma parte da grama será replantada na própria empresa e a outra, foi doada com essa mesma finalidade a instituições da cidade, como o 4° Batalhão de Engenharia e Combate do Exército, localizado em Itajubá. “Trata-se de um projeto totalmente limpo e integrado aos conceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, pois prevê, entre outras inovações, a reutilização das águas pluviais, a integração com a atual estação de tratamento de efluentes, o melhor aproveitamento da iluminação direta e o uso da energia solar” complementa Eduardo Mauad, vice-presidente e diretor de Operações da empresa.

Na segunda etapa do trabalho de terraplenagem, 12 mil caminhões de terra serão colocados para nivelamento do terreno no nível da planta atual. Ao todo, serão movimentados 77 mil m³ de terra, em 70 dias. Paralelamente à terraplenagem, a área receberá obras de drenagem, para escoamento e tratamento de todo o esgoto doméstico e industrial da nova fábrica e para captação de águas pluviais.

Os trabalhos de construção da nova fábrica da Helibras deverão estar totalmente concluídos até o final de 2012.

Números: A área do terreno onde será construída a nova fábrica é de 12 mil m² | A área construída será de 11 mil m² | O volume de terra que será movimentado com a obra será de 77 mil m³, o que vai requerer 12 mil viagens de caminhão | 51 trabalhadores diretos estão sendo empregados para a fase de terraplenagem do terreno | 21 máquinas e caminhões estarão trabalhando no local 70 dias é o prazo para conclusão da terraplenagem e drenagem da área.

Perfil- A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1979 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 300 profissionais e tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 500 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2009, a empresa teve um faturamento de R$ 357 milhões. | www.helibras.com.br

Eurocopter e a EADS - Fundado em 1992, o Grupo Eurocopter possui fábricas na França, Alemanha e Espanha e emprega mais de 15.600 profissionais. Em 2009, a Eurocopter confirmou sua posição de líder no mercado de fabricação de helicópteros nos mercados civil e parapúblico, com um volume de vendas de 4,6 bilhões de euros, pedidos para 344 novos helicópteros e uma representação no mercado de 52% nos dois setores. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.500 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. | www.eurocopter.com

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2009, faturou 42,8 bilhões de Euros e empregou mais de 119 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a EADS Astrium e a divisão Defesa & Segurança. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil e de escritórios de representação da Airbus Military e da Spot Image. Também é acionista da Equatorial Sistemas. | www.eads.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: