Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/06/2010 - 11:22

Itaipu entre as empresas do mundo que adotam princípios de empoderamento das mulheres

Nova Iorque – O Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e o Pacto Global das Nações Unidas anunciaram nesta segunda-feira os 39 primeiros signatários da Declaração de Apoio dos CEOs para os Princípios de Empoderamento das Mulheres – ‘Igualdade significa negócios’, lançados nas Nações Unidas em 8 de março de 2010.

Os altos executivos que se comprometem com a promoção da igualdade entre o homem e a mulher - pedra angular dos 7 princípios de empoderamento das mulheres - são provenientes de todas as regiões do mundo, representando diversas empresas nacionais e multinacionais. Além da Itaipu Binacional, que representa o Brasil e o Paraguai, uma empresa brasileira faz parte desse grupo: a paranaense Copel - Companhia Paranaense de Energia.

Ainda fazem parte das 39 empresas a Symantec, EUA; Eskom Holdings Limited, África do Sul; Infosys Technologies Limited, Índia; Total, França; Levi Strauss & Co., EUA; The Westpac Group, Austrália; Sunjgoo Group/MCM, Coréia do Sul. Diretores de empresas de consultoria e investimento, incluindo Deloitte Touche Tohmatsu, Ernst and Young, Calvert Group, Ltd. e Pax World Management LLC, expressaram o seu apoio reforçando que o investimento em mulheres resulta em empresas mais sustentáveis e lucrativas.

A diretora-executiva da Unifem, Inés Alberdi, destaca: “Esses primeiros signatários da Declaração dos CEOs estão pondo em prática exatamente o primeiro Princípio de Empoderamento das Mulheres – liderança promove igualdade de gênero. Esses executivos contribuem grandemente para que os Princípios de Empoderamento das Mulheres ganhem força e se disseminem na cultura organizacional das empresas”.

A Declaração de Apoio dos CEOs encoraja o empresariado a usar os Princípios de Empoderamento das Mulheres como balizadores de ações que promovam e empoderem as mulheres em seus locais de trabalho, mercado profissional e comunidade, informando o progresso pelo uso de dados desagregados quanto ao sexo e outros benchmarks.

Os signatários enfatizam que o tratamento igual de mulheres e homens não é apenas a coisa certa a fazer – é bom também para os negócios, e precisa se tornar uma prioridade. Os princípios oferecem uma abordagem prática para a promoção das mulheres e mostra o caminho para um ambiente social e corporativo mais justo e próspero para todos.

Mais de dez CEOs enviaram declarações reforçando seu comprometimento com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, além de aportarem suas assinaturas à Carta de Apoio dos CEOs.

Uma iniciativa conjunta do Unifem e do Pacto Global das Nações Unidas, os Princípios de Empoderamento das Mulheres – Igualdade significa negócios oferecem à comunidade corporativa uma nova ferramenta para trabalhar com as Nações Unidas na promoção das Metas de Desenvolvimento do Milênio, em particular a meta número 3: promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres. Um fórum de alto nível para o setor privado será realizado em Nova Iorque coincidindo com a Conferência de Cúpula das Nações Unidas sobre as Metas de Desenvolvimento do Milênio, em 2010.

Os atuais signatários apelam a outros líderes da comunidade empresarial global a unirem esforços. Para isso, uma ampla chamada será realizada na Conferência de Cúpula dos Líderes do Pacto Global das Nações Unidas, em 24 e 25 de junho, quando mais de mil CEOs, ministros, líderes da sociedade civil e a ONU se reúnem em Nova Iorque a fim de discutir como criar uma nova era de sustentabilidade – uma era onde temas ambientais, sociais e de governança estão profundamente integrados aos negócios a partir de fundamentos tanto materiais quanto éticos.

As mulheres continuam tendo muito pouca representação nas posições de cúpula e em conselhos em geral – os números mostram um aumento bastante lento ao longo da última década. Para alterar esse quadro, o princípio número 1 de empoderamento das mulheres incita os líderes empresariais a colocarem a igualdade de gênero no topo da lista de prioridades.

Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher - O Unifem é o fundo das Nações Unidas para as mulheres, e presta assistência financeira e técnica a programas inovadores e a estratégias que busquem fomentar o empoderamento das mulheres e a igualdade de gênero. Concentrando seus esforços na promoção dos direitos humanos da mulher, o Unifem foca a redução da pobreza feminina, o fim da violência contra a mulher, a reversão do alastramento do HIV e AIDS entre meninas e mulheres, e o alcance da igualdade de gênero na governança democrática em tempos de paz assim como de guerra. [www.unifem.org].

Pacto Global das Nações Unidas - Lançado em 2000, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação às empresas de todo o mundo para alinhar suas estratégias e operações a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio-ambiente e combate à corrupção, tomando medidas concretas em apoio das metas mais amplas da ONU. Através do desenvolvimento, implementação e divulgação de políticas e práticas corporativas socialmente responsáveis, as empresas garantem a promoção de mercados e ajudam, conseqüentemente, a economias e sociedades em todos os lugares do mundo. O Pacto Global não é um órgão regulador, e sim uma plataforma de líderes voluntários promovendo o diálogo e o aprendizado. Com mais de 8200 signatários em mais de 135 países, é a maior iniciativa de responsabilidade social corporativa do mundo. [www.unglobalcompact.org].

Os Princípios de Empoderamento das Mulheres, produto de uma colaboração entre o Unifem e o Pacto Global das Nações Unidas, informado por consultoria international de multi-stakeholders, são uma adaptação dos Princípios Calvert para as Mulheres. Os Princípios Calvert para as Mulheres foram originalmente desenvolvidos em parceria com o Unifem e lançados em 2004 como o primeiro código de conduta corporativo global, focado exclusivamente no empoderamento, avanço e investimento nas mulheres em todo o mundo. [www.itaipu.gov.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: