Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2010 - 11:21

Certiel lança primeiras certificações elétricas

Tendo o Procobre como um dos fundadores, associação quer chegar a duas mil certificações em um ano.

Em entrevista coletiva realizada nesta semana em São Paulo, a Associação Brasileira de Certificação das Instalações Elétricas – Certiel – apresentou os primeiros resultados do projeto que começou no ano passado. Até maio, 3 processos de certificação foram iniciados e dois certificados já foram emitidos.

Em um ano, a Certiel quer chegar a 2 mil certidões emitidas. Para isso, a associação dará início a uma série de encontros com fabricantes, projetistas, arquitetos, revendas, instaladores, construtoras e proprietários para apresentar o processo de avaliação e certificação.

“Todos os casos já realizados, programados e em andamento foram solicitações de empresas instaladoras que se convenceram das vantagens mostradas acima e com as quais a Certiel Brasil está negociando um programa de certificações de todas as suas obras”, destaca o presidente do conselho deliberativo da Certiel, Renato Micheletti.

Criada no final de 2008, a Certiel tem o objetivo de fornecer Certificação técnica voluntária de instalações elétricas de acordo com a Norma ABNT NBR 5410 e outras de áreas específicas, além de auxiliar na implantação da avaliação das instalações onde exista legislação local (cidades e estados) e contribuir para a conscientização dos usuários de instalações e do mercado de construção civil sobre a segurança das instalações elétricas.

Para o diretor do Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre – Antonio Maschietto, o início das ações efetivas da Certiel significa incluir o Brasil na lista de mais de 20 países que usam as certificações como forma de regulamentar e garantir a segurança em edificações comerciais e residenciais. “A certificação pode representar um valor agregado para as empresas e gerar uma nova cultura de edifícios seguros”, afirma.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, de 1996 a 2007, 15.418 pessoas morreram vítimas de exposição a corrente elétrica. A cada 100 crianças internadas pelo sistema SUS de saúde, 1,6 morrem vítimas de choques elétricos. Além disso, os gastos do governo com internações pelo SUS de vítimas de choques elétricos chegaram a R$ 2,5 milhões de janeiro a setembro do ano passado.

A certificação é aplicada ao projeto original da edificação, podendo ser renovada a cada alteração realizada. Atualmente, a certificação é aplicada em 23 países. Destes, países como França e Itália já atingiram a margem de 60% e 40% de edificações seguras.

Perfil do Procobre- O Procobre –Instituto Brasileiro do Cobre é uma instituição sem fins de lucro cuja missão é a promoção do uso do cobre, impulsionando a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundindo sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e o progresso da sociedade. O Procobre faz parte da ICA - Internacional Copper Association , com sede em Nova Iorque encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente. [www.procobre.org]

Sobre a Certiel - Fundada em dezembro de 2008 e constituída Abinee, ABNT, Abracopel, Abreme, COBEI, Procobre, QUALIFIO e Sindicel, a CertieL Brasil vem trabalhando para a conscientização do mercado quanto à importância da qualidade das instalações elétricas nas edificações prediais no Brasil e sua devida certificação, fato que já ocorre na maioria dos países desenvolvidos.[ www.certielbrasil.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: