Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/06/2010 - 10:38

Grupo Amazonas lança colas biodegradáveis

Empresa aposta no sistema verde de produção com mais um projeto ecologicamente correto: o VOC Zero Amazonas.

O Grupo Amazonas, conceituado na fabricação de componentes para calçados, desenvolveu em 1992 sua linha de adesivos Base Água com o objetivo de eliminar dos processos de colagens os Compostos Orgânicos Voláteis, também conhecidos como “VOC”, grandes causadores de problemas sócio-ambientais, ou seja, agridem o meio ambiente e contribuem para a instabilidade no sistema nervoso central dos indivíduos em caso de inalação.

Após este período, a empresa deu continuidade a pesquisas para a criação de novos produtos que contribuam ainda mais com a natureza e o ser humano chegando, além dos adesivos, a solados ecologicamente corretos e biodegradáveis, apresentados há cerca de 1 ano e que tiveram grande repercussão, principalmente pelo fato do Amazonas Biô ser o primeiro solado vulcanizado do mundo a ter sua biodegradabilidade atestada. Além disso, vale ressaltar que, em 2007 a empresa lançou um novo sistema para colagens: o Base Água Monocomponente, adesivo líquido aquoso à base de poliuretano que dispensa o uso de reticulantes no processo. Essa linha de produtos foi também aprimorada e hoje é considerada “adesivo verde”, pois utiliza na sua composição apenas água como veículo de dispersão, sendo menos nocivo ao meio ambiente e ao indivíduo.

Este ano a Amazonas apresenta outra grande novidade. Trata-se do projeto VOC Zero, composto por novos adesivos e todos os auxiliares de colagem base água que não contém “VOC”. Neste projeto, o adesivo, produto mais importante do processo, é biodegradável, ou seja, se decompõe na natureza em um tempo significativamente menor que as colas comuns, transformando-se em água e CO². O adesivo biodegradável possui cargas orgânicas naturais em sua composição e, portanto não é agressivo ao meio ambiente, diferente dos adesivos a base de solventes, o que o torna ecologicamente correto. Nesta linha o fator Sustentabilidade está inserido também na acessibilidade e manipulação do produto, pois existe uma melhor qualidade de vida para os envolvidos na aplicação. Verifica-se também a prática ambiental no uso de produtos naturais e na própria conservação do adesivo no que diz respeito à armazenagem, estoque e transporte. Redução de gastos com EPI (Equipamento de Proteção Individual), exaustores e conservação da segurança patrimonial são destaques que contribuem para os usuários industriais deste sistema.

Para um produto ser considerado Biodegradável existe normas internacionais que estipulam uma porcentagem de biodegradabilidade do produto para este fim, sendo reconhecidos os que possuem acima de 90%, no caso das normas européias. O teste de biodegradabilidade do novo adesivo Amazonas, que chegou a 95%, foi reconhecido pelo Instituto Pró-Ambiente, de Porto Alegre/RS.

Outros destaques do projeto VOC Zero Amazonas são os produtos auxiliares para colagem, todos à base de água. Entre eles destacam-se o Limpador BA, que tem como função desengordurar e eliminar impurezas que possam vir atrapalhar a colagem; o Primer Halogenante BA, um produto a base de tricloroisocianurico tendo a água como veículo de dispersão; o Primer UV BA, um produto aquoso que propicia a polimerização dos substratos de E.V.A.; e o Hot Melt, que são adesivos 100% sólidos utilizado principalmente na preparação de cabedais.

Perfil- Grupo Amazonas iniciou suas atividades na cidade de Franca/SP em 14 de março de 1947, por alguns empreendedores que iniciaram a Manufatureira de Borracha Amazonas para produzir saltos de borracha vulcanizada e concorrer com os saltos importados, fabricados nos Estados Unidos. A empresa logo atingiu seus objetivos: os saltos Amazonas eram mais econômicos, mais duráveis e bem mais fáceis de serem encontrados no mercado. Com o sucesso alcançado em dois anos, a pequena indústria pôde ampliar suas instalações e, com isso aprimorar a produção.

No início dos anos 70, a empresa já fabricava também placas de borracha, adesivos e ensaiava os primeiros passos na produção de solados de borracha termoplástica (TR) e poliuretano (PU). Conseqüentemente, a modesta sede foi substituída por um moderno conjunto de prédios que até hoje abriga uma das unidades industriais do Grupo Amazonas. Foi também nesta década que passou a ostentar, além da matriz, outras duas unidades de produção. A primeira a ser aberta foi a de João Pessoa, capital da Paraíba. Com a unidade em Novo Hamburgo/RS, a expansão do grupo estava decretada.

Desde então, crescimento é a palavra que melhor define a trajetória de sucesso desta empresa. Por isso mesmo, as transformações são uma marca constante na sua história. O ano 1978 marca uma grande mudança nas estratégias comerciais e produtivas. A abertura de unidades fabris nas regiões sudeste, nordeste e sul do país não foram o limite. Logo a Amazonas criou sua primeira indústria no exterior, sediada em Montevidéu (Uruguai), e acabou por consolidar sua marca também no Mercosul.

Quando completou 45 anos de atividades, a Amazonas retribuiu o sucesso alcançado com um presente que atendeu o anseio da população de Franca e região. Associada a dois grupos de São Paulo a empresa, em 1993, viabilizou abertura do primeiro shopping center da cidade em um dos terrenos da empresa. Outros dois empreendimentos marcantes para a cidade foram: Residencial Amazonas, com terrenos residenciais e comerciais; e Pólo Industrial Amazonas I, localizado no distrito industrial da cidade.

Atualmente, com aproximadamente 3 mil colaboradores, o Grupo Amazonas é o maior fabricante de componentes para calçados, móveis e embalagens da América Latina e um dos maiores do mundo. Amazonas é a marca de solados e adesivos mais lembrada entre os consumidores brasileiros e a segunda mais lembrada no mundo. Seus produtos são exportados para todos os continentes.

Perfil- O Grupo Pró-Ambiente, fundado em 1986 é constituído atualmente por três instituições: Pró-Ambiente Análises Químicas e Toxicológicas Ltda., Pró-Ambiente Indústria e Comércio Ltda. e Fundação Pró-Ambiente. Sua missão é fornecer serviços e suporte técnico para a sociedade, concebido para a melhoria da qualidade de vida de seus clientes, fornecedores e colaboradores, direta e indiretamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: