Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/06/2010 - 08:50

Transformações do judaísmo, do sexo e do corpo no mundo moderno reúnem pensadores franceses no Rio

Elisabeth Roudinesco, Jean-Claude Kaufmann e Claude Fischler participam de debate do Globo Universidade em parceria com a Zadig! e o Departamento de Psicologia da PUC-Rio.

Grandes pesquisadores franceses vêm ao Brasil neste mês de junho para pensar como a sociedade contemporânea afeta a questão judaica e a relação do homem com seu desejo, o outro e o corpo. Nos dias 04, 07 e 08, Elisabeth Roudinesco, Jean-Claude Kaufmann e Claude Fischler participam do Ciclo Identidade e Referências – Novas Definições, na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Realizado pelo Globo Universidade em parceria com a Zadig! e o Departamento de Psicologia da PUC-Rio, o evento conta com debates gratuitos, e as inscrições já estão abertas pelo e-mail [email protected], ou pelo telefone (21) 2523-2367.

Na sexta-feira, dia 04, a psicanalista e historiadora Elisabeth Roudinesco (École Pratique des Hautes Études) discutirá a questão judaica, tema de seu novo livro (lançado no Brasil pela Zahar). Também participam do debate os psicanalistas Betty Fuks (PUC-Rio) e Marco Antônio Coutinho Jorge (UERJ). O encontro acontece das 15h às 16h30.

No dia 07, segunda-feira, o tema a ser discutido pelo ciclo é a relação do homem com o desejo e o outro. Para isso, o sociólogo Jean-Claude Kaufmann (Universidade Paris-V, Sorbonne) debaterá com as professoras Andrea Moraes Alves (PUC-Rio) e Daniela Romão-Dias (PUC-Rio) questões como o amor e o sexo nos tempos da internet. A programação começa às 15h e segue até 17h40.

E a terça-feira, dia 08, fica dedicada ao debate sobre a construção social de corpos femininos e masculinos, com Claude Fischler (Centre National de la Recherche Scientifique e Centro Edgar Morin). Ele conversa com a antropóloga Mirian Goldenberg (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e com a psicanalista Regina Orth de Aragão (PUC-Rio). A programação começa às 15h e termina às 17h40.

O Globo Universidade (GU) é uma área da Rede Globo criada em 1999, com o objetivo de apoiar a pesquisa, trocar e compartilhar experiências e conhecimento com o meio acadêmico e abrir espaço para propostas das universidades brasileiras. Hoje, a área apoia pesquisas de pós-graduação e organiza cursos, palestras, workshops e seminários, com a participação de profissionais da Rede Globo e estudiosos brasileiros e estrangeiros. Ainda neste contexto, o GU leva ao ar o programa Globo Universidade, exibido na TV Globo aos sábados, às 7h15, na Globo News, às 13h05, e no Canal Futura aos sábados, às 13h30; com reprises às quartas-feiras, às 15h10 e quintas-feiras, às 3h. [ www.globouniversidade.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira