Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/05/2010 - 10:10

Petrobras Biocombustível apoia desenvolvimento das comunidades do semiárido cearense


Durante a manhã do dia 27 de maio (quinta-feira), na Usina de Biodiesel de Quixadá, no Ceará, foi assinado o Termo de Acordo para o Apoio ao Desenvolvimento das comunidades do sertão central cearense, reunindo sete empresas e instituições com atividade na região.

Na ocasião, as empresas parceiras apresentaram sete projetos que estão sendo realizados e que e contribuem para o desenvolvimento sustentável da região. “A Usina de Biodiesel de Quixadá trabalha com êxito e responsabilidade, atingindo todas as suas metas industriais, desde o início da sua operação em 2008. Agora, chegou a hora de ampliar esse trabalho com a criação desta agenda de responsabilidade social”, afirmou o gerente da Usina de Quixadá, João Augusto Paiva.

Os projetos incluem a Capacitação de Fornecedores, resultado do convênio Petrobras-Sebrae, no âmbito do Prominp, que tem o objetivo de capacitar empresas com potencial para fornecer materiais ou serviços à Companhia; projeto Agrinho, desenvolvido pelo Senar em parceria com o Banco do Brasil, que visa a desenvolver ações nas áreas de Meio Ambiente, Cidadania, Saúde e Educação junto às famílias rurais; o Programa de Desenvolvimento e Integração Comunitária na localidade de Sussuí (Quixadá), que trabalha com famílias desenvolvendo tecnologias sociais; o Programa de Reciclagem de Óleo de Gorduras Residuais (OGR), o óleo de cozinha, um projeto desenvolvido por meio de parceria entre a Petrobras Biocombustível e a Coelce no incentivo ao recolhimento de OGR que será destinado à produção de biodiesel; a reativação de dessalinizadoras existentes na região, uma parceria do BNB com a Petrobras Biocombustível e da Secretaria de Recursos Hidrícos/Sohidro; além de dois projetos da Prefeitura Municipal de Quixadá que abrangem a coleta seletiva de lixo e a criação da disciplina de educação ambiental nas escolas públicas do município.

O encontro possibilitou a criação de uma Agenda de Sustentabilidade e Responsabilidade Social, envolvendo grandes empresas e instituições que atuam na região. A assinatura do Termo de Acordo garante a execução dos projetos até meados de 2011, além de ampliar a possibilidade de inclusão de novos parceiros e projetos que venham a contribuir para o desenvolvimento sustentável do sertão central.

Cerca de 50 pessoas, entre elas representantes da Petrobras Biocombustível, do Banco do Brasil, do Banco do Nordeste, do Sebrae, Coelce (Companhia de Energia Elétrica do Ceará), da Prefeitura Municipal de Quixadá, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e do Inec (Instituto Nordeste Cidadania), estiveram presente na cerimônia.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira