Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 11:55

Pagamentos: é só apontar o celular

Muitos lançamentos e debates no Ciab Febraban desse mês trazem o futuro dos meios de pagamentos móveis.

O Ciab Febraban, maior congresso de tecnologia das instituições financeiras da América Latina, abre suas portas, em São Paulo, nesse mês de junho, com grandes lançamentos que posicionam o telefone celular como o substituto de outros meios de pagamentos eletrônicos – a exemplo dos terminais POS e os cartões com ou sem chip. Além disso, estão programados painéis de palestras e discussões, onde estarão detalhadas as experiências de pagamentos móveis (Mobile Payment) de instituições internacionais como o FNB (da África do Sul) e da japonesa Sony, que expõe – pela primeira vez no Brasil – a sua tecnologia de pagamentos FeliCa. Já os bancos nacionais Itaú, Banco do Brasil, HSBC e a operadora Oi vão detalhar seus programas de utilização do celular como meio de transação.

No pavilhão de exposições do Ciab Febraban, a era do mobile banking entra em cena: as expositoras Eversystems, Banrisul, TIM, Oi (Telemar), Crivo (soluções de crédito), Itautec, CSC Brasil, Bull e InfoSERVER vão dedicar suas atividades a demonstrar que o telefone celular é o dispositivo mais prático e novo para realizar transações de valores e pagamentos.

Para pagar, use a câmera do celular - A EverMobile, empresa do grupo EverSystems, mostrará a como o celular se transforma em scaner de leitura de código de barras ao usar a câmera digital nele embutida. A empresa traz nova tecnologia de código de barras 2D, resultante da parceria com a americana Scanbuy. Para isso, o usuário precisará fazer o download de um aplicativo, e apontar a câmera na direção do código de barras de um produto para que sejam exibidos no visor no visor a sua descrição e preços. Podem, ainda, ser associados vídeos, receitas de bolo, ringtones, ingressos de cinema, promoções ou o que mais as empresas contratantes desse serviço imaginar para seu público-alvo. Além de publicidade, será possível fazer pesquisa com clientes no ponto-de-venda, reservar mesa em restaurante ou comprar bilhetes para o cinema.

Com base em parceria com a mesma EverMobile e com a operadora Claro, o Banrisul lança o seu canal eletrônico de atendimento aos clientes pelo celular, que confere os saldos de conta-corrente, poupança integrada e fundos com resgate automático, além de receber mensagens do banco. O Banrisul Mobile Banking é mais um investimento da instituição que, em 2006, aplicou cerca de R$ 111 milhões em modernização tecnológica e segurança da informação. Nos últimos quatro anos, o total de investimento chega a R$ 395 milhões.

Disputa das operadoras móveis -A TIM e a Oi duas das maiores operadoras de telefonia móvel, deverão apresentar novidades.

A Oi mostrará o Oi Paggo e o MToken, soluções para transações financeiras via celular com total segurança, que permitem pagar qualquer conta através do celular. O modelo tecnológico usado pela operadora vai poder até eliminar o uso de POS (máquinas do ponto de venda que transacionam operações de cartão), bastando apenas o celular com um chip especial.

Já a TIM apresentará o BlackBerry Professional. Com ele, pode-se enviar e receber e-mails, visualizar arquivos e manter a sincronização com servidores de e-mail em qualquer uma das 2.460 cidades brasileiras cobertas pela Rede TIM GSM, assim como nos mais de 105 países com os quais a TIM possui acordo de roaming internacional de dados.

Além disso, a TIM vai oferecer o Palm Treo 650, um handheld apto para transmitir dados em até 200 kbps em conexão Bluetooth. O Treo 650 tem câmera de foto e de vídeo integradas e MP3 Player. O ambiente da TIM ainda prevê o celular Nokia E61 para navegar pela Internet, visualizar e editar arquivos e acessar aplicações com acesso em banda larga.

Concessão de crédito e dinheiro via celular - A Crivo lança solução móvel para automação de análises de crédito e de risco que permite ainda a abertura de contas correntes, emissão de cartões de crédito, aprovação de financiamento de veículos e empréstimos consignados entre outras operações, usando dispositivos como telefones celulares, PDAs ou handhelds.

Já a Itautec vai conjugar celular com a entrega de dinheiro em caixas eletrônicos. Com seu lançamento MobiCash, será permitido o saque com celular. O correntista poderá autorizar um favorecido a sacar uma quantia em dinheiro em um ATM, portando apenas seu celular pessoal. “O MobiCash agrega segurança, praticidade e simplicidade de uso”, promete a empresa.

A CSC Brasil apresenta soluções que possibilitam gerenciar, com eficácia, a infra-estrutura de TI. As soluções permitem planejar ações para reduzir o impacto e eliminar os riscos advindos de lançamentos e aprimoramentos nos negócios e serviços bancários, novas regulamentações e diretrizes do governo. “Tomemos como exemplo iniciativas de negócio que venham a provocar aumentos significativos nos volumes de transações, como o Mobile Banking e oferta de microcrédito”, explica Lílian Vieira, gerente de Suporte e Atendimento a Cliente da CSC BRASIL. “Com as soluções da CSC BRASIL, a área de TI pode simular o efeito destas iniciativas na sua infra-estrutura e planejar ações para garantir a disponibilidade dos serviços que suportam as áreas de negócio”, completa.

Abra sua conta através de smartphone - A Bull apresentará a solução E-First Mobile Banking para facilitar a abertura de contas, venda de seguros e outras transações. O sistema habilita o acesso aos aplicativos do banco para dispositivos de mobilidade como celulares, palms e smartphones, sendo apto a capturar imagens de documentos e dados no local do atendimento. Na linha dos produtos de Mobile Banking, a Bull destaca o Mobile Signatures, que gera certificados de chaves públicas para o pagamento seguro por celulares.

Finalmente a InfoSERVER, por meio da MOB1, empresa do mesmo grupo focada em soluções de mobilidade, apresentará novidades como o InfoTOKEN, solução de senha forte para validação de operações eletrônicas e acesso a redes privadas; o MOBPay, novo canal para pagamentos e transferências por meio do celular; o MOBBank, que permite que grande parte dos serviços disponíveis nas agências bancárias sejam realizadas pelo celular e o MOBCash para o atendimento bancário dos usuários sem filas e com pró-atividade. O Banco do Brasil, por sua vez, aproveita o Ciab Febraban como ponto de partida para seus serviços Mobile Payment. O banco, que já possui 440 mil clientes ativos que utilizam os celulares para consultas e transferências, projeta encerrar o ano com o dobro de clientes, especialmente depois de lançar seu sistema de pagamentos móveis.

O Ciab Febraban: A XVII edição do Ciab Febraban é realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). E acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de junho, no Transamérica Expo Center, Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues 387, Santo Amaro (SP). Organização: Febraban – Federação Brasileira de Bancos em São Paulo.

A organização espera que 1.600 inscritos participem dos três dias de congresso, sendo 200 deles representando bancos latino-americanos e mais 100 observadores de outros países. Já no recinto de exposições, os aguardados 16 mil visitantes vão conhecer 80 estandes dos maiores fornecedores de tecnologia da informação do mundo. O evento tem o patrocínio da IBM, Telemar/OI, CPM Braxis, Diebold Procomp, Itautec e Perto. A Serasa será co-patrocinadora.

Entre as expositoras encontram-se a Cisco, CA, Fujitsu, Microsoft, NCR, Oracle, Politec, SAP, Stefanini, Tata Consultancy e Unisys, entre outras Em 2006, o Ciab Febraban registrou 1,5 mil participantes do congresso e 15 mil visitantes. O congresso contou com 20 palestrantes internacionais, 26 mediadores e 74 palestrantes brasileiros – totalizando 120 participações em 29 painéis.

Enviar Imprimir
© Copyright 2006 - 2017 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira