Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2007 - 11:50

Participantes do Ethanol Summit conhecem colheita mecanizada da Usina São Martinho

Líder em colheita de cana crua, São Martinho tem capacidade para moer mais de 7 milhões de toneladas de cana por safra.

O alto índice de mecanização (cerca de 85%) da colheita de cana crua (sem queima) da Usina São Martinho, a 40 quilômetros de Ribeirão Preto, levou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) a escolher essa usina para levar um grupo de participantes do Ethanol Summit, encontro internacional que discute esta semana, em São Paulo, a crise de energia no mundo e as alternativas de combustíveis limpos, principalmente o etanol.

Nesta quarta-feira (06/06), o grupo conhecerá as técnicas de colheita mecanizada, processamento da cana e produção de álcool e açúcar da São Martinho, que em 2005 foi considerada a maior usina do mundo em capacidade de moagem, tendo processado 7,13 milhões de toneladas de cana naquela safra. Recentemente, a companhia bateu outro recorde ao registrar a moagem de 299.102 toneladas de cana no período de 14 a 20 de maio, uma média de 42.729 toneladas de cana processadas diariamente.

Entre os visitantes, estarão pesquisadores, engenheiros, economistas e outros profissionais do Brasil e do mundo ligados ao desenvolvimento de modelos de energia sustentável. “Será uma excelente oportunidade para repercutir o que foi discutido no Ethanol Summit e ver de perto como nossos processos envolvem a preservação do meio ambiente”, avalia João Carvalho do Val, diretor financeiro e de Relações com Investidores do Grupo São Martinho. Durante a visita à Usina São Martinho os visitantes deverão discutir os aspectos científicos, econômicos, ambientais e sociais do modelo de energia atualmente em curso no mundo.

O Grupo São Martinho (www.saomartinho.ind.br) é um dos maiores produtores de açúcar e álcool do mundo. A companhia cultiva, colhe e processa cana-de-açúcar, produzindo açúcar e álcool em duas usinas (Iracema e São Martinho). Recentemente, adquiriu cerca de 42% do capital social da Usina Santa Luiza.

A capacidade de moagem do Grupo atualmente é de 10,3 milhões de toneladas por safra. Com a conclusão da primeira fase da Usina Boa Vista, sua quarta unidade, ainda em construção, aumentará a capacidade em 3 milhões de toneladas por safra, até 2011/12.

Por conta de seu alto investimento em mecanização, o Grupo tornou-se referência nacional e mundial no setor sucroalcooleiro, principalmente na colheita de cana. “Os investimentos em mecanização vão continuar, o que elevará gradualmente os índices de colheita mecanizada de cana crua nos próximos anos até 100% nas áreas onde esta operação for possível”, revela João do Val.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira