Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/05/2010 - 09:13

Lâmpadas Golden iluminam dois ambientes da Mostra Artefacto 2010

A 19ª Mostra Artefacto Hadock Lobo 2010 de decoração, que começou no dia 3 de maio, tem dois de seus ambientes iluminados por lâmpadas Golden. São eles: a sala de jantar da arquiteta Graciela Piñeiro e o dormitório do casal de Doroti Rioto. O projeto luminotécnico, desenvolvido pelo lighting designer Rafael Serradura buscou destacar o papel da iluminação, buscando a luz ideal para direcionar a atenção do visitante.

No total, o especialista em iluminação utilizou 51 lâmpadas halógenas e oito fluorescentes tubulares, além de luminárias orientáveis que permitem uma melhor mobilidade na hora de destacar a decoração de um modo geral.

Acostumada atender um público requintado, a Artefacto se beneficia da luminotécnica em sua exposição para valorizar os projetos dos arquitetos e dar destaque a objetos e ambientações, motivando o observador a valorizar detalhes que poderiam passar desapercebidos.

Sala de jantar - O espaço moderno da sala de jantar, projetada por Graciela Piñeiro é sofisticado pela riqueza de detalhes. Entre o papel de parede prata com mobiliário em tons escuros, destacam-se obras de arte e espelhos. Para dar destaque às peças, a iluminação buscou explorar o contraste proporcionado pelo jogo de luz.

Foram aplicamos três circuitos para cada tipo de sistema luminoso e instalado um interruptor, onde o visitante poderá visualizar o mesmo espaço aplicado com três efeitos diferentes. No primeiro, o foco é a mesa de jantar e os aparadores, dando um contraste de luz e sombra. No segundo, focos cenográficos foram aplicados sobre as obras de arte, chamando a atenção do cliente para os objetos expostos. Por fim, o efeito mais minimalista em sistema indireto dobre a mesa e nas duas paredes laterais.

“Cada aplicação tem uma função, buscando apresentar a luminotécnica de forma mais usual. Na iluminação dirigida é possivel valorizar detalhes e transmitir a atmosfera do local. Já com tudo iluminado, estimula-se a sensação de profundidade e integração entre os efeitos técnicos e decorativos”, explica Serradura.

Para obter os efeitos desejado, foram usadas quatro lâmpadas Dicróicas focadas nas mesas de apoio e seis lâmpadas AR70 focadas nas escultras e na mesa principal. Golden foi a marca escolhida. Para dar um efeito mais homogêno, foi feita a aplicação linear de oito lâmpadas fluorescentes tubulares T5 28W nos rasgos laterais da parede.

Dormitório - O dormitório de casal que ama recordações foi projetado pela arquiteta Doroti Rioto. Com mobiliário de tons claros e muita cor lavanda, são aplicadas texturas e aromas para estimular as sensações do visitante.

Amplo e com áreas para explorar efeitos, o lighting designer abusou das lâmpadas halógenas pela alta reprodução de cor que possuem e para destacar a funcionalidade dada ao ambiente. Para isso utilizou 23 lâmpadas Mini Dicróica e 18 lâmpadas AR70 da Golden.

Foi aplicado um sistema de automação para aplicar ao espaço sete cenas diferentes. “Esta alternativa tem a flexibilidade de dimerizar, permitindo agrupar e programar qualquer tipo de proposta integrada à arquitetura que norteia o projeto”, orienta o lighting designer.

Os efeitos de iluminação foram aplicados de forma direta, pelos focos centrais, e indireta, pelos focos laterais, lavando as duas paredes principais e dando a sensação de aconchego. .[ 19ª Mostra Artefacto Hadock Lobo 2010, R. Haddock Lobo, 1405].

O Studio Serradura é um escritório especializado em iluminação funcional / cenográfica, com a finalidade de desenvolver projetos nas áreas comerciais, residenciais, eventos e no design de peças exclusivas. Recém premiado no IV Prêmio Abilux de Projetos de Iluminação (Categoria Lojas) e no II Prêmio Lafarge Gypsum de Arquitetura de Interiores (Escultura de Luz), está entre os 10 melhores escritórios de iluminação residencial do País, além de uma vasta gama de espaços assinados em diversos estados brasileiros, com alguns projetos reconhecidos internacionalmente. www.studioserradura.com

Perfil- A Golden é especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública e atua no mercado brasileiro desde 1990. Recém premiada no Prêmio Top Anamaco por efetuar a primeira aplicabilidade de lâmpada metálica com tecnologia Venture Lighting na Iluminação Pública do Brasil, a Golden de destaca por ter 85% de sua linha de produtos comprometida com a conservação de energia. Associada a Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação (Abilumi), a Golden se orgulha de ter mais de 100 itens com a etiqueta ENCE no mercado. | www.lampadasgolden.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: