Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/06/2007 - 07:43

Milhares de pessoas vêem início do revezamento da Tocha Pan-americana

Início do Revezamento em Santa Cruz Cabrália (BA) atrai milhares de pessoas.

Milhares de pessoas, inclusive turistas, acompanharam o início do Revezamento da Tocha Pan-americana dia 5 de junho, em Santa Cruz Cabrália, na Bahia. Vinda do México, onde fora acesa na véspera, a Chama Pan-americana chegou em Porto Seguro às 10h30min. Na Cerimônia em Porto Seguro, a Chama Pan-americana Rio 2007 foi entregue pelo presidente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, para o prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, que a repassou para o Governador da Bahia, Jacques Wagner, terminando nas mãos do prefeito da cidade, Jânio Natal.

De lá, a Chama seguiu em comboio para Santa Cruz Cabrália, chegando ao local da Cerimônia de Acendimento da Tocha Pan-americana às 13 horas e escoltada por autoridades e índios Pataxós. A cantora baiana Margareth Menezes cantou o Hino Nacional, pontuando mais um momento de grande emoção. A acolhida popular repetiu o clima da passagem da Tocha Olímpica de Atenas pelo Rio de Janeiro, em 2004. Atletas como Acelino Popó de Freitas (boxe), Bernard Rajzman (Voleibol), Giovane Gávio (Voleibol); Rogério Sampaio (Judô) e Djan Madruga (Natação) participaram da cerimônia. Nesta quarta-feira, dia 6, a Tocha Pan-americana passará por Goiânia (GO). A Tocha percorrerá um total de 51 localidades, inclusive 27 capitais, até chegar ao Estádio do Maracanã no dia 13 de julho, data da Cerimônia de Abertura dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Para Nuzman, o fogo Pan-americano representa um dos mais importantes eventos do esporte mundial. “É com orgulho que vamos atravessar o Brasil com o fogo Pan-americano, representando os 42 países que estarão nos Jogos. Em nome de todos os países participantes, agradecemos e parabenizamos a Bahia por esta festa maravilhosa”, afirmou o presidente do COB e do CO-RIO.

O ministro do Esporte Orlando Silva ressaltou a importância de começar o Revezamento na Costa do Descobrimento. “Quando anunciamos ao presidente Luis Inácio Lula da Silva o projeto de Revezamento da Tocha Pan-americana ele nos disse que o percurso teria de começar por onde o Brasil começou”, contou Orlando Silva. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, destacou o legado que os Jogos vão deixar para o País. “O Rio 2007 já está em pleno andamento com o início do Revezamento da Tocha e será decisivo para trazer ao Brasil outros eventos como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, que incrementarão a indústria do turismo”, afirmou a Ministra.

O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, reafirmou o reconhecimento internacional que o evento vai trazer para o País. “O Rio de Janeiro é a sede dos Jogos, mas eles são do Brasil, que ficará como centro esportivo. O Rio vai honrar o Brasil como sede dos Jogos”, garantiu. O Governador da Bahia, Jacques Wagner mostrou o apoio do Estado à realização do Rio 2007. “O povo baiano adotou a Mascote Cauê e os Jogos”, revelou. Para o Secretário de Esporte, Turismo e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, representando o Governador Sérgio Cabral Filho, comprova a ligação afetiva entre os dois estados. “O início do Revezamento aqui em Cabrália representa o carinho existente entre os povos da Bahia e do Rio de Janeiro”.

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal, falou da emoção de receber a Tocha. “Temos orgulho dar início ao Revezamento da Tocha Pan-americana nesta região, que é de todo povo brasileiro”, afirmou. Já para o Prefeito de Cabrália, José Ubaldino Alves Pinto, o Baiano, “a vinda da chama Pan-americana é o reconhecimento do valor histórico da cidade onde começou a civilização brasileira“, concluiu.

A Pira foi acesa pelo governador do Estado da Bahia Jaques Wagner, pelos Ministros do Esporte, Orlando Silva, e do Turismo, Marta Suplicy, e os Prefeitos de Cabrália, José Ubaldino Alves Pinto, e do Rio de Janeiro, Cesar Maia. Em seguida, o primeiro medalhista brasileiro em Jogos Pan-americanos, Wilson Gomes Carneiro, medalha de prata nos 400m com barreiras em Buenos Aires-51, acendeu a Tocha Pan-americana Rio 2007, dando início ao Revezamento.

A Cerimônia contou também com a presença do secretário de Gestão para as Ações Governamentais do Rio 2007 do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser; secretário Municipal Especial do Rio 2007, Ruy Cezar; do vice-presidente da Samsung, José Roberto Campos, respectivamente; do Secretário-Geral do CO-RIO, Carlos Roberto Osório; e do gerente-geral de Marketing do CO-RIO, Leonardo Gryner.

Enviar Imprimir

© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira