Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/05/2010 - 10:41

Fundação SOS Mata Atlântica lança publicações durante o Viva a Mata 2010

Livros sobre voluntariado, biodiversidade e restauração florestal com participação de internautas mostram resultados de projetos da ONG.

Entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18h, na Arena de Eventos ao lado da Marquise do Parque Ibirapuera, acontecerá o Viva a Mata – mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica. O evento promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica comemora o Dia Nacional da Mata Atlântica (27/05), o Ano Internacional da Biodiversidade e visa sensibilizar a população sobre a importância do Bioma e de sua preservação. Entre as atividades do evento estão os lançamentos de três publicações da organização, no auditório Oca de Papelão, que apresentam os resultados de algumas iniciativas bem sucedidas ao longo de seus 23 anos de atuação e incentivam que outras organizações utilizem os relatos para aplicar projetos semelhantes em suas regiões: o Plantando Cidadania, o Programa de Incentivo às Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da Mata Atlântica e o Clickarvore. “Com essas publicações queremos mostrar o sucesso dos nossos projetos, que podem ser bons exemplos a serem replicados no Brasil”, afirma Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica.

No sábado (22/05), às 12h, haverá o lançamento da publicação: “RPPN e Biodiversidade: O papel das reservas particulares na proteção da biodiversidade da Mata Atlântica”, produzida no âmbito do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, realizado pela Conservação Internacional, SOS Mata Atlântica e The Nature Conservancy (TNC), com patrocínio de Bradesco Cartões e Bradesco Capitalização.

O lançamento ocorre durante o Dia da Biodiversidade no Viva a Mata e a publicação é um estudo que mostra à sociedade a importância da biodiversidade e as ações e estratégias para sua proteção nas RPPNs da Mata Atlântica. Um dos dados que impressionam no estudo é que as 127 RPPNs analisadas abrigam cerca de 3000 espécies de plantas e animais, assim como um número significativo de espécies endêmicas e de fauna e flora ameaçadas de extinção, algumas delas tendo as RPPNs como os últimos refúgios de vida. Além de ser importante devido ao Ano Internacional da Biodiversidade, a publicação é lançada no ano em que comemora-se os 20 anos da criação da figura RPPN no Brasil.

No domingo (23/05), às 16h e 17h serão lançados o “Plantando Cidadania: guia do educador ambiental” e o livro “Clickarvore: há dez anos plantando cidadania e árvores”, respectivamente. O guia do programa Plantando Cidadania tem patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e apresenta os resultados do projeto lançado em 2001, que já envolveu centenas de professores e milhares de alunos em ações de formação e cidadania socioambiental. O livro do programa Clickarvore marca o término de um ciclo do programa que já plantou 22 milhões de árvores em áreas estratégicas para a restauração do Bioma Mata Atlântica com o cadastro de quase 250 mil internautas que, com um clique diário efetua o plantio virtual de uma muda. Nesse livro estarão os locais dos 435 municípios de 11 estados onde as árvores foram plantadas, que somaram uma área de 13 mil hectares e as histórias de alguns dos mil proprietários de terra beneficiados pelo programa.

Perfil- O Viva a Mata é aberto ao público em geral e tem como principais objetivos comemorar o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio), promover a troca de informações e experiências entre os que lutam pela conservação deste Bioma, realimentar o movimento ambientalista, e informar e conscientizar a sociedade.

Com o patrocínio do banco Bradesco, apoio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e da Tam e a Eldorado como rádio oficial, o evento tem uma ampla programação gratuita: palestras, debates, exposições de ONGs que atuam em diversas regiões com projetos pela conservação da Mata Atlântica, estandes temáticos, oficinas, peças de teatro, maquetes interativas, atividades com voluntários, entre outras manifestações artísticas.

Na edição passada, o evento reuniu mais de 80 mil pessoas, interessadas em saber o que está sendo feito no País pelo Bioma, além de aprender a melhorar sua relação com o meio ambiente. Mais informações pelo e-mail [email protected], pelo site www.sosma.org.br ou pelo telefone (11) 3055-7888.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: