Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Congresso SAE BRASIL 2006 debate uso de combustíveis alternativos no transporte comercial

São Paulo – Em poucos anos, os ônibus que circulam por São Paulo poderão ser bem menos poluentes do que os atuais, movidos a óleo diesel. Há tempos, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano) realiza testes com combustíveis alternativos e esta experiência será apresentada durante os painéis de Caminhões e Ônibus do XV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece de 21 a 23 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Márcio Schettino, gerente de desenvolvimento da EMTU, irá mostrar no painel Tecnologia Veicular (dia 23, às 14h40) os resultados das experiências de utilização de ônibus com motores híbridos (combustão e elétrico) e GNV, além de abordar os próximos passos rumo ao uso de veículos com motores a hidrogênio. “As informações que serão passadas são muito interessantes, pois mostrarão resultados práticos de experimentos realizados, com grande aproveitamento de conhecimento para novos desenvolvimentos, tanto tecnológicos quanto operacionais e econômicos”, afirma Wagner Fonseca, diretor do Comitê de Caminhões e Ônibus do Congresso SAE BRASIL 2006.

Além da apresentação de Schettino, o painel Tecnologia Veicular contará com palestras de Paulo Alleo, gerente executivo da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Cristian Drewes, gerente da Unidade de Negócios Transmissões para Ônibus da ZF, e Luiz Alberto Soares, supervisor de Engenharia e Vendas da Voith.

Paulo Alleo falará sobre a passagem da tecnologia mecânica para eletrônica nos motores diesel, além de destacar as possibilidades de calibragem dos motores eletrônicos em diferentes aplicações e os resultados alcançados em campo, com o objetivo de se obter economia de combustível. Já Drewes, da ZF, e Soares, da Voith, realizam palestra conjunta sobre a otimização do consumo de combustível em aplicações com transmissões automáticas e automatizadas.

Com o tema Economia de Combustível – Matriz Energética, Tendências, Tecnologias, e Práticas, os fóruns do Comitê de Caminhões e Ônibus acontecem no dia 23 de novembro, a partir das 12h, com o objetivo de promover amplo debate sobre as tecnologias veiculares existentes e em desenvolvimento que possibilitam a economia de combustível, com palestras e apresentação de tecnologias veiculares, de combustível e de práticas de gestão, com a participação de engenheiros de montadoras, sistemistas e empresários do setor de transporte.

Este ano, o Congresso SAE BRASIL é presidido por Besaliel Botelho, vice-presidente executivo para a América Latina da Bosch, e tem como tema central ‘Sustentabilidade e a Matriz Energética Mundial. Contribuição da Engenharia Brasileira’. Assim, desde o início do ano, cerca de 150 voluntários estão envolvidos na organização do evento, que contará ainda com atividades voltadas aos setores Aeroespacial, Acadêmico, Ferroviário, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Tecnologia da Informação e Veículos de Passeio.

O Congresso SAE BRASIL reúne os mais importantes ‘players’ do desenvolvimento tecnológico automotivo e aeroespacial do Brasil. “Nesta edição temos a oportunidade de mostrar a excelência da nossa engenharia em um dos assuntos mais importantes da atualidade, foco de debate no mundo inteiro, que são os combustíveis e as fontes de energia para o futuro”, afirma Botelho.

O presidente da SAE BRASIL, engenheiro Gábor János Deák, ressalta a importância desta edição como um marco na história da associação. “Nos últimos 15 anos temos realizado o Congresso SAE BRASIL sempre com o debate de temas importantes para o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e, principalmente, sob o ponto de vista do aperfeiçoamento profissional dos engenheiros brasileiros”, afirma. “Neste curto período de tempo, transformamos o Congresso no mais importante evento de engenharia da mobilidade em todo Hemisfério Sul e em uma referência para a troca de informações sobre as novas tecnologias e as tendências de mercado”, afirma Deák.

Confira os demais painéis do Comitê de Caminhões e Ônibus - Fórum Matriz Energética e Tendências Tecnológicas - A atual situação e os programas previstos para a melhoria da qualidade do diesel no Brasil, a adição de combustíveis derivados de fontes renováveis ao diesel de petróleo e as demais alternativas energéticas para o setor de transporte farão parte das apresentações. Com Frederico Kremer, gerente de Desenvolvimento de Produto da Petrobras, Horst Bergmann, consultor Internacional, Décio Del Debbio, gerente Projeto Estratégico da DaimlerChrysler. Mediação de de Fred Carvalho, diretor da Autodata. Quinta-feira, 23, às 13h.

Fórum Práticas de Gestão – Empresários do setor de transporte de carga e passageiros contam como as empresas trabalham em seus sistemas de gestão para conseguir melhores resultados na economia de combustível. Com Nei Costa, diretor da Expresso Figueiredo, e João Carlos de Souza, diretor da Viação Cidade Dutra. Mediação do jornalista Ariverson Feltrin, editor da Gazeta Mercantil. Quinta-feira, 23, às 16h

O evento acontece de 21 a 23 de novembro de 2006, dia 21, das 9h às 19h; e dias 22 e 23, das 12h às 20h30 , no Transamérica Expo Center (rua Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, SP). Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), 18.591 - Ponte Transamérica.

SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade - A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 4 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira