Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/05/2010 - 08:28

Xin Hai Hu é a maior draga a operar no Complexo Portuário de Santos

A draga Xin Hai Hu (Novo Tigre do Mar), opera em Santos desde março. O equipamento com 150,7 metros de comprimento, 27 de largura e 42 de aprofundamento, tem capacidade estática para 13,5 mil metros cúbicos e é considerada mundialmente como a mais avançada no gênero fabricada pela China. A draga vem integrar o time do CDB (Consórcio Draga Brasil) que já conta com os trabalhos da Hang Jun 5001, com capacidade para cinco mil metros cúbicos. Com ambos os equipamentos trabalhando 24 horas por dia, o Consórcio vem dragando cerca de 70 mil metros cúbicos diários.

Construída em 2006 pelo estaleiro Wenchong de Cantão, ao custo de US$ 80 milhões, a Xin Hai Hu é controlada por computadores, o que diminui o custo da operacionalização, e está equipada com tecnologia de ponta. A draga conta com diversos equipamentos entre eles o sistema de GPS (Global Positioning System) que permite monitorar a posição (latitude e longitude) em que o equipamento se encontra e em tempo real. A tecnologia está de acordo com as exigências dos órgãos fiscalizadores, especialmente no que diz respeito ao meio ambiente.

A diretoria do Consórcio Draga Brasil explica que o sistema de GPS é preciso e “permite controlar a posição geográfica de cada descarte de sedimentos, conforme exigência contratual. Para tanto, estão instaladas cercas eletrônicas no perímetro de cada quadrante da área de descarte, que monitoram as datas e horários da entrada e saída da embarcação no espaço estabelecido no projeto”, resume Licius Guimarães, diretor executivo do CDB.

A Xin Hai Hu atuou também no Rio de Janeiro, no Complexo Portuário de Açu, primeira operação levada a cabo pela draga fora da China após ser lançada ao mar em 2007. O equipamento também foi mobilizado pelo CDB para trabalhos na dragagem em Itajaí (SC) cujo canal foi assoreado pelas chuvas e enchentes que castigaram a região no final de 2008. Nos trabalhos em Itajaí, o CDB disponibilizou o equipamento custeando toda a operação já que a draga não fazia parte do objeto do contrato na época.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: