Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/04/2010 - 10:06

Logimex otimiza logística aduaneira da Termelétrica de Linhares


A coordenação de sucesso da parceria se sustenta no formato logístico implementado pela Logimex em importações de usinas termelétricas, onde foi pleiteado a Secretaria da Receita Federal no Estado do Espirito Santo um “Regime Especial” para as importações, otimizando em custos e prazos todas as complexas rotinas aduaneiras hoje praticadas no Brasil.

O contrato operacional entre a Logimex Comércio Exterior e a Linhares Geração S/A, foi firmado para importação dos equipamentos completos da planta de geração de energia termelétrica da Linhares Geração S/A, a ser instalada no município de Linhares, no Espírito Santo.

“Esta licitação, a qual a Logimex foi escolhida para planejar e executar toda a Engenharia Aduaneira, contou com as principais empresas de logística do mercado, inclusive com a empresa que detém o maior número de contratos em andamento para desembaraço de termelétricas no Brasil. O processo operacional proposto pela Logimex, fruto de suas experiências anteriores, foi fator primordial para o seu sucesso na licitação”, frisa o diretor da Logimex, Otávio Gomes Rodrigues.

“A implantação da UTE Linhares, é obra integrante do PAC. A Usina será alimentada pelo gás natural a ser fornecido pela BR Distribuidora a partir do gasoduto Cacimbas-Vitória da Petrobras. Representará um investimento da ordem de R$ 380 milhões e foi concebida com um arranjo que permite a duplicação da capacidade instalada em futuras expansões. A potência total instalada inicial será de 204MW”, continua.

“A estratégia de implantação baseia se na contratação de dois pacotes de fornecimento EPC (Engineering, Procurement & Construction) em regime turnkey a preço fechado (Lump Sum Turnkey). Isto significa que todos os equipamentos e prédios industriais são importados e montados pelo fabricante. O fornecimento dos equipamentos, a construção e a montagem da usina termelétrica foram contratados em 31 de dezembro de 2008 com a Wärtsilä Finland OY e com a Wärtsilä Brasil Ltda”, explica.

“ A entrega do sistema, na modalidade DEQ porto de Vitória, está em pleno andamento devendo finalizar dentro do primeiro semestre de 2010. O valor do contrato turnkey com a Wärtsilä Finland OY é de quase Eur 80 MI. O empreendimento compreende embarques que totalizam mais de 300 containers de 40 pés, além de 24 motores pesando 130 toneladas cada”, lembra Otávio.

“A maior novidade desta parceria, é o formato logístico implementado pela Logimex em importações de usinas termelétricas. Nele foi pleiteado a Secretaria da Receita Federal no Estado do Espirito Santo um “Regime Especial” para as importações, otimizando em custos e prazos todas as complexas rotinas aduaneiras hoje praticadas no Brasil”, sustenta o diretor.

“Este “Regime Especial” contemplou diversas benesses previstas em lei, dentre as quais, destacam-se as que autorizaram a entrega antecipada dos equipamentos importados, transferido-os na chegada para o “site” de montagem, tendo sido ainda, autorizado o imediato início de montagem dos mesmos, permitindo que os prazos contratuais não fossem afetados pela conhecida burocracia existente no desembaraço aduaneiro. Com isto, os equipamentos foram liberados do porto para o local de montagem, quase que imediatamente após a chegada do navio ao Porto de Vitória.

Outro fator importante implementado pela Logimex no desembaraço do projeto, foi a redução de burocracia documental, uma vez que toda a documentação legal exigida para o desembaraço e para a identificação de todos os equipamentos importados constantes do projeto, foi previamente apresentada e homologada junto a Receita Federal no Porto de Vitória. Com isso, evitou-se a confusão de entendimento documental normalmente existente em projetos de grande porte, uma vez que reduziu-se a quantidade de documentos gerados para amparar os respectivos embarques”, continua Otávio.

“As obras civis foram iniciadas em 10 de junho de 2009. Os embarques estão previsto para terminar em junho de 2010. A UTE Linhares entrará em operação comercial até 1 de janeiro de 2011”, adianta.

“A Linhares Geração apostou numa proposta sólida e garantida apresentada pela Logimex, baseada em experiências anteriores em projetos de alto nível. Tudo que foi implementado no projeto de Linhares é fruto de experiência de anos de planejamento tributário e aduaneiro que a Logimex vêm implementando aos projetos de importação que tem coordenado. Com a implementação desta sistemática aduaneira, esperamos ter dado um largo passo no que tange a otimização de futuros processos de internação de grandes projetos do sistema energético brasileiro”, conclui o diretor Otávio Gomes Rodrigues.

Perfil - A Logimex Comércio Exterior Ltda, tem suas atenções voltadas para a complexa rotina que envolve as importações e exportações salientando em nossa prática o tratamento individualizado para cada cliente, proporcionando-lhe a execução de negócios bem sucedidos.

A atividade de Comércio Exterior no Brasil é dinâmica e necessita de constante acompanhamento e atualização. O pleno conhecimento das ferramentas e da complexidade de atuação nas negociações com o exterior permite aos profissionais otimizarem, ao máximo, os lucros advindos dessas operações.

A Logimex surge neste contexto com uma gama de serviços que certamente vai ao encontro de suas necessidades: a perfeita atuação de sua empresa nas atividades de exportação e importação. [Site: www.logimex.com.br] [Telefones: (+ 55 21) 2223-3021 a 2223-3023].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: