Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2010 - 10:09

Manhães Moreira Advogados Associados comemora 15 anos de vitórias e aponta estratégias para o sucesso

O escritório Manhães Moreira Advogados Associados completou, no último 1º de março, 15 anos de criação. Fundada em 1995, por Joaquim Manhães Moreira, com o objetivo de prestar serviços jurídicos de alto padrão de qualidade e excelência nas mais diversas áreas do Direito Empresarial, a sociedade de advogados é uma das mais conceituadas do País e ocupa a 64ª posição (num universo de 500) no ranking do anuário Análise Advocacia 2009, pelo critério de número de advogados.

Com sede na capital paulista e filial no Rio de Janeiro, presta assessoria jurídica nas transações nacionais e internacionais e mantém rede de escritórios correspondentes em mais de mil cidades brasileiras. Ao todo, são mais de 350 clientes ativos, entre os quais empresas nacionais e multinacionais líderes em praticamente todos os segmentos de mercado.

Sua atuação abrange todas as áreas do Direito Empresarial, com destaque para as de Tributário, Comercial (Contratual e Societário), do Consumidor e do Trabalho, além de uma forte atuação no contencioso em todos estes ramos. "Para os próximos anos, nossa meta é aumentar a participação em processos de fusões e aquisições de empresas, bem como aprimorar todas as áreas de atuação de maneira sustentável e com intensa aplicação de recursos tecnológicos, além de explorar outras novas", afirma Joaquim Manhães Moreira e atual presidente da banca.

O escritório evoluiu sempre impulsionado por uma gestão focada num planejamento estratégico que tem como metas primordiais o fomento ao avanço intelectual e cultural de seus profissionais e a qualidade e disponibilidade no atendimento aos seus clientes. "Nossa maior conquista é poder, a cada ano, reafirmar junto aos nossos clientes e colaboradores o compromisso de oferecer uma assessoria jurídica de excelência", conta Manhães. O sucesso do escritório se deve, segundo ele, ao fato de a maioria dos seus profissionais terem iniciado a carreira em grandes empresas nacionais e internacionais, compreendendo os negócios e realidades de cada cliente e atuando, portanto, como verdadeiros gestores internos dessas organizações.

A banca de advocacia é atualmente dirigida por três sócios administradores, os advogados Ricardo Malachias Ciconelo, Alessandra Francisco e o próprio Joaquim Manhães Moreira. Reúne ainda, outros sócios operacionais que, juntos, coordenam uma equipe de mais de 60 advogados, 40 estagiários e cerca de 20 funcionários administrativos, todos guiados pelos valores que norteiam as suas atitudes profissionais e pessoais como: ética, conhecimento, criatividade e parceria.

Uma história de conquistas - Há 15 anos, no dia 1º de março de 1995, nascia o Manhães Moreira Advogados Associados, a concretização de um sonho acalentado de forma obstinada e corajosa pelo advogado Joaquim Manhães Moreira. Obstinação tão grande que o levou a trocar o cargo de diretor jurídico de importante empresa multinacional por um projeto empreendedor e arriscado: montar o próprio escritório.

Os negócios começaram a deslanchar quando obteve os primeiros contratos para prestação de assessoria jurídica nas áreas do Direito Tributário, Societário e Contratual, baseado num modelo de negócio que visava atender as demandas de grandes empresas nacionais e internacionais, além de transmitir aos clientes a melhor recomendação jurídica fundadas nos valores da ética empresarial e do Direito.

O primeiro escritório foi instalado na Vila Madalena, na Capital de São Paulo, mas o crescimento foi tanto que, no segundo semestre de 1995 precisou ser transferido para uma casa de 250 metros quadrados no Alto de Pinheiros. A essa época, uma parceria com uma empresa de consultoria trouxe ao escritório dezenas de processos das prefeituras das regiões canavieiras contra a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, para a discussão de uma tese tributária e de Direito Financeiro.

Já em 1996 a banca conquistou novos clientes de outras origens que não norte-americanos, como um grande grupo financeiro oriental, que contratou o escritório para cobranças jurídicas na área de financiamentos de equipamentos médicos. No ano seguinte, os advogados da Manhães Moreira acompanharam dois grandes processos de aquisição e fusão, num mercado então nascente no Brasil.

Novos profissionais foram contratados e uma nova sede precisou ser encontrada. No início de 1998, o escritório mudou-se para um imóvel de 900 m², localizado na Av. Diógenes Ribeiro de Lima, também no Alto de Pinheiros, São Paulo. Dois anos depois, com uma equipe então formada por mais de 50 pessoas e mil processos, a banca teve que se mudar novamente, agora para uma localização estratégica, a Avenida Paulista. A decisão foi acertada e neste intervalo outros importantes clientes foram conquistados.

O crescimento do Manhães Moreira, embora tenha sempre tido uma trajetória ascendente, foi ainda mais sensível nos primeiros anos da década, quando assumiu mais de 180 mil processos de um único cliente relativos a um assunto que foi muito discutido no judiciário brasileiro naquele período e que movimentou o setor das relações de consumo: a contestação pelos usuários dos serviços de telecomunicações fixas contra a tarifa de assinatura básica. "Até junho de 2004 recebíamos cerca de 300 novos processos por mês. Em julho passamos a receber essa quantidade diariamente, e nosso recorde atingiu mais de mil casos novos num único dia, no final de 2004", lembra Manhães.

E para dar conta de todos os processos, o escritório adotou uma nova metodologia de trabalho, para casos de litigância em massa, baseada em células de produção. O resultado foi positivo e a banca representou o cliente em em 6 mil casos vencedores individualmente, e, posteriormente, venceu todos os outros processos no Superior Tribunal de Justiça.

Hoje, coroando 15 anos de história de conquistas, o Manhães Moreira mantém em 80% a taxa de sucesso nas litigâncias e apresenta uma carteira de clientes de peso, que inclui os maiores grupos varejistas e concessionários de serviços públicos atuantes no Brasil, além de inúmeras empresas de tecnologia e serviços e indústrias de diversos setores de atividade econômica. Oescritório contabiliza ainda, desde a sua fundação, mais de 350 mil processos encerrados e 50 mil em andamento. Grandes e novas operações e reorganizações societárias estão ocorrendo neste momento e muitos projetos de investimento na área de infraestrutura estão sendo concluídos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: