Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2010 - 07:47

Travessia dos Fortes Embratel 2010 terá ações ambientais

A praia de Copacabana, um dos cartões postais mais famosos do mundo, receberá atletas brasileiros e de outros países em um dos eventos esportivos mais tradicionais da cidade: a Travessia dos Fortes Embratel 2010. A prova de natação no mar será realizada no dia 4 de abril (domingo), a partir das 9h30min, com a presença de 2.519 atletas. O percurso compreende 3,350 km a nado entre os Fortes de Copacabana (largada) e do Leme (chegada). Serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios. A Rede Globo transmite o evento ao vivo.

Este ano, a organização da Travessia dos Fortes Embratel 2010 montou um comitê de boas práticas ambientais que serão implementadas através das seguintes ações: . Gestão dos resíduos. Os resíduos gerados na competição serão recolhidos por uma cooperativa para posterior separação e destinação para as indústrias de reciclagem | . Mutirão de limpeza. As áreas do campeonato serão limpas | . Neutralização das Emissões dos gases de efeito estufa gerados pelo campeonato.

As inscrições acabaram em menos de 48 horas. Os atletas receberão o kit obrigatório de participação - composto de camisa, touca, chip para cronometragem e manual do atleta - de 1º a 3 de abril das 8h30 às 19h, no Forte Duque de Caxias, no Leme. Na ocasião, o candidato deve apresentar fotocópia do documento de identidade ou carteira de habilitação, o comprovante de pagamento da inscrição, termo de responsabilidade, declaração do técnico e atestado médico.

Os competidores estão distribuídos em três categorias: Elite, Faixa Etária e Portador de Deficiência. A Elite é composta por 78 nadadores (50 homens e 28 mulheres); Faixa Etária formada por 2.419 e, Portadores de Deficiência, 22. Mulheres e homens largam separadamente. Este ano, o estado com maior número de competidores é o Rio de Janeiro com 1.833 participantes, seguindo de São Paulo, com 303 e Minas Gerais, 110. A participação internacional será representada por 22 atletas. O competidor mais novo tem 14 anos, idade mínima para participar da prova. E o mais velho tem 80.

O percurso da Elite e Portadores de Deficiência é de 3,350 km, com chegada no pórtico inflável na água. E a categoria Faixa Etária termina a prova na areia, num total de 3,5 km de trajeto.

Favoritos- Com o pentacampeão Luiz Lima fora da disputa este ano, aumentam as chances do baiano Allan do Carmo, segundo melhor nadador do mundo na categoria, e do atual campeão mundial da modalidade, vencer. Em 2009, ele travou um emocionante duelo com o carioca Lima.

No feminino, o favoritismo é mais uma vez da paulista Poliana Okimoto, vencedora das edições de 2005 e 2009, e, ano passado, foi a primeira mulher brasileira campeã mundial de maratonas aquáticas. Os dois dividem as apostas, seguidos de perto pela baiana Ana Marcela Cunha, quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim e pelo gaúcho Samuel de Bona, classificado para o mundial da categoria em 2010.

História - A Travessia dos Fortes foi criada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pelo Exército em 2001, devido ao grande entusiasmo de jovens oficiais a atividades esportivas, entre as quais o nado sem compromisso nas águas de Copacabana. Desde então a prova é aberta a civis e militares e para muitos participantes é encarada como um grande desafio de superação. No primeiro ano disputaram o título aproximadamente 700 nadadores. Já foram realizadas sete edições da competição com participação de mais de 15 mil atletas. Hoje o evento faz parte do calendário oficial de esportes da cidade.

A Travessia dos Fortes 2010 tem o patrocínio da Embratel e o apoio da Redecard, Lorenzetti, Cedae, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, através da Riotur e da Sub-Prefeitura da Zona Sul, Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e dos Correios. A realização é do Exército Brasileiro, Rede Globo e Brasil1 Esporte.

. [ Inscrições: encerradas.: Largada: dia 4 de abril, a partir das 9h30, do Forte de Copacabana, Posto 6. Chegada no Forte do Leme, Posto 1. | Site: www.travessiadosfortes.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: