Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2010 - 09:27

CPqD lança solução para ajudar a reduzir perdas técnicas em redes de energia elétrica

A ferramenta CPqD ALOCCAP é fruto de parceria entre o Centro e a CPFL, Unicamp e CLCTEC.

Campinas- O CPqD está oferecendo às empresas de distribuição de energia uma nova ferramenta destinada a reduzir as perdas técnicas e dar mais eficiência ao uso da rede elétrica. Batizada de CPqD ALOCCAP, a solução é resultado de uma parceria entre o Centro, a CPFL, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a CLCTEC Consultoria.

O objetivo é ajudar as concessionárias do setor a resolver um de seus principais problemas: a energia reativa, que produz um aumento das perdas na rede de energia elétrica e reduz o nível de tensão nos consumidores. Para corrigir e compensar o consumo de energia reativa, são instalados bancos de capacitores ao longo das linhas de distribuição - o que tem sido feito utilizando a experiência dos técnicos, porém sem uma avaliação da redução no custo dessas perdas.

A solução CPqD ALOCCAP tem, justamente, essa função: permitir que as concessionárias encontrem a melhor localização na rede para a instalação dos bancos de capacitores - bem como o seu correto dimensionamento. Por meio de algoritmos genéticos (técnica de inteligência artificial) e teoria matemática, o software indica a melhor relação custo-benefício para a concessionária, levando em conta o investimento necessário e o ganho com a redução de perdas técnicas. Com isso, a solução oferece apoio às distribuidoras nos seus programas de combate a perdas técnicas e, ainda, no cumprimento das metas estabelecidas com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

"É uma ferramenta de planejamento, que mostra a alternativa mais econômica para corrigir as quedas de tensão na rede e, ainda, contribui para adiar investimentos em expansão", afirma Luiz Carlos Neves, da Gerência de Inovação e Marketing em Laboratórios e Infraestrutura de Redes do CPqD. O Centro assinou um acordo de licenciamento da tecnologia do produto, desenvolvida pelos parceiros, e fez alguns aprimoramentos que resultaram na solução CPqD ALOCCAP.

Para a CPFL, a parceria com o CPqD faz parte da estratégia de levar para o mercado o resultado de seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento. "E o CPqD é um parceiro que, além de capacidade técnica, ainda tem boa penetração no mercado de energia elétrica", diz Daniel Monaco, da divisão de Inovação Tecnológica da CPFL.

A própria concessionária já utiliza essa ferramenta para a correção do nível de tensão em sua rede. Entre os principais resultados obtidos, estão a redução das perdas técnicas em 0,5% e o adiamento de investimentos na ampliação da rede de energia.

Perfil- O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). No Brasil, as soluções do CPqD são utilizadas por grandes empresas e instituições dos setores de telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 33 anos, conta com mais de 1.200 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. O Centro hoje possui o maior programa de P&D da América Latina e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: