Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2010 - 09:27

Energia: Pequim recebe a conferência World CTL 2010

Encontro mundial sobre produção de combustíveis, gás natural e produtos químicos a partir de carvão e biomassa, a conferência World CTL 2010 ocorrerá em Pequim de 13 a 15 de abril próximo. A liquefação do carvão («Coal-To-Liquids» ou «CTL») e outros processos de conversão abrem vastas perspectivas estratégicas. Eles carregam desafios inevitáveis em termos de tecnologia, desenvolvimento sustentável e competitividade. Estes assuntos estarão no centro dos debates entre pesquisadores, políticos e industriais aguardados na Conferência, que será seguida de uma visita a três usinas de conversão.

Jamg, Jiutai, Lu’an, Shenhua, Yitai… As mais recentes unidades de conversão encontram-se na China. Algumas representam inovações mundiais. World CTL convidou seus responsáveis para partilharem seus conhecimentos práticos. Dirigentes do mundo da energia e especialistas em conversão completarão o programa, disponível no site www.world-ctl.com.

Clique sobre as fotos para obtê-las em alta definição

Ao término dos debates, o World CTL Award 2010 será entregue a Zhang Jiming, Vice-Presidente da Shenhua Liquefaction, eleito pela contribuição de suas obras para o conhecimento e o desenvolvimento do CTL.

Após três dias de conferência, visitas a usinas situadas a uma hora e meia de vôo de Pequim estão programadas para 16 de abril: a unidade de liquefação «por via direta» de Shenhua, a de liquefação «por via indireta» de Yitai e a usina de produção de metanol e DME a partir de carvão de Jiutai.

«Após Paris e Washington, estamos felizes por realizar o World CTL 2010 na China que é, efetivamente, o país que mais se desenvolve nesta área. Empresários e pesquisadores nos mostram hoje que eles fizeram esta escolha.», comemora Serge Périneau, Presidente do World CTL 2010.

Atualmente, a liquefação do carvão atrai um interesse crescente. 30% do diesel e da gasolina consumidos hoje na África do Sul são produzidos a partir do carvão. A Força Aérea Americana continua seus testes em vôo com este tipo de combustível e terá testado toda a sua frota antes do final de 2011. A líder mundial em carvão, China Shenhua, inaugurou em dezembro de 2008 sua primeira unidade de CTL, com uma capacidade de 20.000 barris/dia.

No plano estratégico, a redução da dependência em relação ao petróleo bruto e ao gás, tornou-se uma prioridade. Suas reservas são, com efeito, limitadas e inigualavelmente distribuídas pelo mundo, contrariamente ao carvão e à biomassa, que as tecnologias atuais permitem converter em hidrocarbonetos líquidos e gasosos. No entanto, como estes processos ainda são pouco aplicados, o compartilhamento de experiências é fundamental para pesquisadores e empresários.

A utilização do carvão, a mais carbonada das energias fósseis, implica por natureza grandes desafios ambientais. A avaliação objetiva das emissões de gazes de efeito estufa, cada vez mais precisa, permite comparar vários processos. Ela demonstra principalmente o interesse do meio ambiente em associar o CTL com «a captura e o seqüestro de CO²», ou «CCS». Novas rupturas tecnológicas estão em estudo em matéria de meio ambiente, como comprova o programa da Conferência.

Os processos de conversão, tendo em vista sua complexidade, necessitam de investimentos de porte. A rentabilidade dos projetos estará ligada à sua localização, bem como à evolução da cotação do petróleo e do carvão.

Desafios estratégicos, tecnológicos, ambientais e econômicos: cada um é consciente de que as soluções eficazes resultarão do compartilhamento de pontos de vista e do êxito das parcerias, geralmente internacionais. A missão da World CTL 2010 é promover estes intercâmbios.| www.world-CTL.com

.[ World CTL 2010 (AFG), 62, de 13 a 16 de abril de 2010 ,rue de Courcelles, 75008 Paris/França | Fone: (00XX331) 44 01 87 13 | Fax : (00XX331) 44 01 87 92 | E-mail: [email protected] | Site: www.world-ctl.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: