Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/03/2010 - 09:27

Especialista ministra palestra sobre “Iluminação” na AES Brasil 2010

“LED e Utilização de LEDs em Eventos e Arquitetura”

É o tema que será explorado pelo Lighting Designer Naldo Bueno, na 14ª AES BRASIL - Convenção e Exposição da Sociedade de Engenharia de Áudio.

Na AES Brasil 2010, os holofotes também estarão voltados para o tema “Iluminação”. De 4 a 6 de Maio, o evento será sediado no Palácio das Convenções do Anhembi, abrindo as portas a novos públicos, além dos participantes cativos da “audição profissional”.

Na Convenção, que acontece paralelamente à exposição, demonstrações e outras atrações simultâneas dos três dias de evento, uma das palestras vai tratar do tema “LED e Utilizacao de LEDs em Eventos e Arquitetura”, ministrada pelo Lighting Designer Naldo Bueno.

O especialista explica que “a cada dia a utilização de equipamentos de iluminação com baixo consumo/LEDs (painéis de LED e luminarias) já é uma tendência de mercado, cada vez mais comum e necessária em projetos arquitetônicos e em eventos em geral”.

Ele garante que “não só arquitetos e lighting designers buscam essa tecnologia para seus projetos. Até mesmo o consumidor final já procura as dicroicas de LEDs para sua residência”. A maior vida útil dos LEDs e o baixo consumo de energia tornaram-se quase que obrigatórios na atualidade.

Os painéis de LEDs podem ser utilizados tanto em projetos para interiores como exteriores, dependendo da distância do espectador e entre Pixeis - DOT PIT. Em ambientes externos são mais aplicados, pois os projetores comuns não conseguem fazer frente à incidência de luz durante o dia.

No Brasil, painéis de LEDs ainda são pouco empregados integrados ao projeto inicial de arquitetura de espaços como shoppings ou parques temáticos. “Talvez pelo alto valor de compra ou pela falta de experiência e visão de aproveitamento da mídia interativa que poderia ser vendida”, explica Bueno. Nos EUA e China, por exemplo, em shoppings, restaurantes, aeroportos e postos de gasolina existem grandes painéis de LEDs fazendo parte integral do projeto de arquitetura desses locais.

Já na área de eventos, os painéis de LEDs são utilizados em grandes acontecimentos ao ar livre, principalmente pela potência e por ser possível ser visto de longe. Mas também são empregados em eventos menores, dependendo da distância entre os pixeis. Mas, segundo Bueno, “alguns produtores cometem erro ao desperdiçar muito dinheiro alugando painéis de LEDs que não servem para seus eventos pela baixa resolução”.

Mais economia - Levando-se em conta a economia em comparação a outras alternativas encontradas no mercado, atualmente, os LEDs levam vantagem, quando comparados às lâmpadas incandescentes comuns. Mas Bueno alerta que “é preciso relativizar a questão do consumo quando comparamos os LEDs com as lâmpadas do tipo econômicas (PL) ou fluorescentes em geral”. Ele explica que “os LEDs, além da vida útil, têm possibilidade de cores e temperaturas que essas lâmpadas não conseguiriam alcançar".

Hoje, segundo o especialista, os painéis de LEDs podem ser considerados a tecnologia mais avançada disponível no mercado. Mas se o assunto é “LED”, Bueno destaca que tem que se levar em conta a família LED toda, incluindo os OLEDS ( Organic LEDs).

Um dos grandes diferenciais dos Painéis de LEDs é poder trabalhar em um ambiente com muita iluminação – seja do sol ou a grande quantidade de iluminação em um estúdio de TV, a exemplo do “Domingão do Faustão” –, sem sofrer interferência dessa enorme quantidade de luz no ambiente. Outro, é quando temos o espectador entre 100 a 500 metros da tela ou painel, e é preciso uma grande quantidade de potência (NITs) para que a imagem seja vista com nitidez a grandes distâncias. Bueno garante: “Os painéis de LEDs ganham de longe!”

Naldo Bueno atua como Lighting Designer há 25 anos, desenvolvendo projetos de iluminação com registro em grandes eventos, tais como Festival Carlton Dance, Free Jazz Festival, TIM Festival; Desfiles de Moda Fashion Rio (2009); Exposições de arte e Interativas; Reveillon Copacabana (2007/2008, 2008/2009 e 2009/2010), Reveillon Ipanema (2007/2008); além de projetos em ambientes e boates.

.[ AES Brasil – Áudio Engineering Society - 14ª Convenção Nacional da AES Brasil - 8° Congresso de Engenharia de Áudio da AES Brasil , de 4 a 6 de maio, no Palácio das Convenções do Anhembi – SP | www.aesbrasilexpo.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: