Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/03/2010 - 09:10

Petrobras fornece diesel S-50 à frota de Porto Alegre


O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, formalizou no dia 23 de março (quarta-feira), em Porto Alegre, o fornecimento do diesel S-50 às frotas cativas de ônibus da capital gaúcha. A Petrobras vem disponibilizando o diesel S-50 nessa cidade desde janeiro deste ano. O diesel S-50 tem 50 mg/Kg de enxofre em sua composição.

Os ganhos ambientais da medida foram destacados pelo diretor Paulo Roberto. “Com os motores dos veículos que temos à disposição hoje no país, o fornecimento do diesel S-50 representa uma diminuição de 10% a 11% de material particulado. Quando os motores tiverem a tecnologia adequada, a redução chegará a até 80%”, afirmou o diretor.

O volume de diesel S-50 fornecido a Porto Alegre até 22 de março foi de 10.120 m³. “O combustível atende a 2.220 ônibus de Porto Alegre, o que equivale a 4.500 m³/mês”, explicou André Fachetti, coordenador do Programa Tecnológico de Inovação de Combustíveis da Petrobras.

A distribuição do diesel S-50 atende ao cronograma estabelecido pelo acordo firmado entre a Petrobras, a Anfavea, a Cetesb, o Ibama, o MMA, a ANP e o Instituto do Meio Ambiente perante o Ministério Público Federal, definido sob orientação do Ministério do Meio Ambiente.

Em janeiro de 2009, a Petrobras deu início ao fornecimento desse combustível para as frotas cativas de ônibus urbanos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Em maio de 2009, as regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Belém iniciaram a comercialização do diesel S-50 para todos os veículos a diesel. Já os ônibus urbanos de Curitiba são abastecidos pelo novo combustível desde agosto de 2009. Desde janeiro deste ano, além de Porto Alegre, o combustível vem sendo distribuído a Belo Horizonte, Salvador e Região Metropolitana da cidade de São Paulo. As próximas etapas previstas são: ? Janeiro de 2011 - Substituição de todo o diesel S-500 por S-50 para as frotas de ônibus das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo (Baixada Santista, Campinas e São José dos Campos) e Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

? Janeiro de 2013 - Disponibilização de um novo óleo diesel comercial, com 10 mg/Kg de enxofre, para os veículos novos, tecnologia P7, que corresponde ao padrão europeu de emissões (EURO V).

De 2000 a 2009, foram investidos US$ 2,8 bilhões em unidades de hidrotratamento, tecnologia necessária para que as refinarias produzam o diesel S-50. Até 2013, a Petrobras terá investido mais US$ 6,6 bilhões em novas unidades para a produção do diesel S-50 e do S-10.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2021 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira