Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/03/2010 - 09:33

Coca-Cola Brasil reduz o uso de água em 5%


Nova fábrica da Leão Junior em Fazenda Rio Grande, Curitiba-PR

Sistema Coca-Cola Brasil baixou seu uso de água para apenas 1,98 litro para cada litro de bebida produzido, a captação de água da chuva já está implantada em quase todo o Sistema, e a expectativa é devolver à natureza toda água utilizada em seu processo industrial até 2020.

O Sistema Coca-Cola Brasil acaba de fechar o índice de uso de água no ano de 2009, que foi reduzido em quase 5%, mantendo-se entre os melhores índices da indústria de bebidas em todo o mundo. Foi utilizado 1,98 litro para cada litro de bebida produzido – o que inclui o litro que vai dentro da embalagem. No fim de 2008, eram 2,08 litros. Há pouco mais de uma década, cada litro produzido consumia cinco litros de água. A meta global da empresa é, até 2020, devolver à natureza toda a água utilizada em seu processo industrial através de ações como a captação da água da chuva para realimentação de lençóis freáticos e o replantio de árvores para recuperação de bacias hidrográficas.

A plataforma de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, a Viva Positivamente tem entre suas ações prioritárias o uso eficiente e racional da água, sempre de acordo com a política mundial para recursos hídricos seguida pela empresa, baseada em três “Rs”: Reduzir a água usada na produção de bebidas; Reciclar a água restante do processo para outros usos; e Repor a água às comunidades e à natureza.

Segundo José Mauro de Moraes, diretor de Meio Ambiente da empresa, “a diminuição do uso de água proporciona, além da redução de custo, fatores positivos como a necessidade de menores estações de tratamento de água e efluentes, estações de tratamento mais eficientes e com menor custo operacional e empregados mais conscientes. Além disto ele sustenta que a cultura de consumo consciente de água estimula outras ações de sustentabilidade como a redução do consumo de energia e de destino adequado de resíduos sólidos”.

“Estamos tratando de sustentabilidade em muitas frentes e essa é uma decisão da empresa que não voltará atrás. A plataforma Viva Positivamente é clara em seus conceitos e estabelecemos metas ousadas que estamos buscando continuamente. O objetivo da empresa é aproveitar sua imagem para liderar a indústria de todo o mundo rumo à sustentabilidade”, completou Moraes.

Programa Água Limpa - Nos 16 fabricantes de Coca-Cola no Brasil, além de Del Valle e Leão Junior, o projeto trata da qualidade da água que é devolvida à natureza pelos fabricantes e da economia na utilização deste bem cada vez mais escasso no planeta. Atualmente, por exemplo, 15 fabricantes e a sede da empresa no Rio de Janeiro utilizam o sistema de captação de água da chuva, inclusive como fonte bruta no processo industrial, o que representa 3,1% da média de consumo destas fábricas, podendo chegar a 17% em algumas delas.

Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras - O programa foi criado pelo Instituto Coca-Cola Brasil, em 2007, para promover a recuperação de bacias hidrográficas com o reflorestamento de suas matas ciliares. O programa foi iniciado na Bacia do Rio Piraí (SP), que está sendo recuperada com o plantio de mudas de espécies nativas, com a participação da Fundação SOS Mata Atlântica.

Reconhecido pelo Clinton Global Iniative, um dos mais importantes fóruns internacionais para o desenvolvimento sustentável, o Água das Florestas Tropicais Brasileiras também contribui para a neutralização das emissões de carbono, de acordo com as diretrizes da Convenção do Clima do Protocolo de Kyoto.

Sistema Coca-Cola Brasil - A Coca-Cola Brasil atua em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas - águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, hidrotônicos e lácteos, com uma linha de mais de 150 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola Brasil e 16 grupos fabricantes brasileiros, além da Leão Junior e Del Valle, emprega diretamente mais de 44 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 400 mil empregos.

Os investimentos do Sistema no Brasil somaram R$ 6 bilhões nos últimos cinco anos e agora, em 2010, serão investidos mais R$ 2 bilhões. A sustentabilidade é um compromisso da Coca-Cola Brasil e se reflete na forma como a empresa e seus fabricantes lidam com as pessoas e com o meio ambiente. O índice de uso de água da Coca-Cola Brasil, por exemplo, é um dos melhores do mundo. É 1,98 litro de água para cada litro de bebida produzido - menos da metade do volume utilizado 12 anos atrás. Na reciclagem, a Coca-Cola Brasil desenvolveu, através do Instituto Coca-Cola Brasil, um programa chamado "Reciclou, Ganhou" que, desde 1996, colabora para que o País seja um dos mais avançados na reciclagem de materiais. Hoje, 91,5% das latas de alumínio e 54,8% das garrafas PET são recicladas. [ Sites: www.institutococacola.org.br e www.cocacolabrasil.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: