Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 09:18

Usinas Ilha Solteira e Jupiá devem abrir vertedouros

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) prevê no dia 4 de março (quinta-feira), a reabertura dos vertedouros das usinas hidrelétricas Ilha Solteira e Engenheiro Souza Dias (Jupiá), localizadas no rio Paraná. A operação de abertura dos vertedouros visa a continuidade da operação de controle de cheias e é consequência das chuvas que caem nas regiões sudeste e centro-oeste do País. Na Usina Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), também da CESP, localizada 250 quilômetros abaixo de Jupiá, o vertedouro já está aberto.

Vazões previstas - A vazão defluente média planejada nesta quinta-feira (4) em Ilha Solteira será de 5.900 metros cúbicos por segundo, evoluindo de forma controlada até atingir 9.700 metros cúbicos por segundo na segunda feira (8). Em Jupiá, a previsão é de 7.600 metros cúbicos por segundo na quinta feira (4), evoluindo até 11.500 metros cúbicos por segundo na segunda-feira (8/4). Em Porto Primavera, partindo dos 9.000 metros cúbicos por segundo atuais, a vazão deve evoluir para 12.900 metros cúbicos por segundo na segunda-feira (8/4). Essas vazões poderão ser alteradas, para mais ou para menos, conforme a evolução das chuvas na região da bacia hidrográfica do rio Paraná.

A CESP informa que essas vazões não devem representar nenhum impacto abaixo das barragens. São vazões consideradas normais para esta época do ano, caracterizada pelo período chuvoso, que teve início em novembro e prossegue até abril.

A programação de vazões é atualizada diariamente. Todo o processo de controle de vertimento é coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e é adotado para manter os níveis recomendados no Plano Anual de Controle de Cheias do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Informações para a população - A CESP mantém informações atualizadas sobre os níveis dos reservatórios e sobre as tendências do período chuvoso no seu site [www.cesp.com.br], no item Operação de Reservatórios. As informações também podem ser obtidas por meio do serviço telefônico gratuito 0800-647-9001, chamado Telecheia, que funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano.

Quando as vazões dos reservatórios tornam-se mais intensas, a CESP distribui aos municípios lindeiros o Boletim Interno de Vazões (BIV). Há ainda o email [email protected], exclusivo para assuntos do período chuvoso.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: