Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/03/2010 - 09:18

Bioenergia: desenvolvimento barato e responsável

Linha de Bio Soluções Branco usa combustíveis limpos e garantem crescimento sustentável.

A Branco Produtos de Força e Energia, empresa da Cia Caetano Branco, destaca a importância do desenvolvimento econômico sustentável, expondo os produtos da linha Bio Soluções, na Expodireto Cotrijal 2010.

Mais do que trazer retorno financeiro, os modelos de geradores Bio oferecem uma alternativa ecológica e garantem a sustentabilidade na produção rural, pois usam como combustível o biogás, resultante da decomposição dos dejetos animais. Assim, além de dar um fim ao material que é extremamente tóxico ao meio ambiente, o produtor garante energia aos equipamentos e instalações. “Sem tratamento, os dejetos contaminam o solo, os lençóis freáticos e o ar, já que o metano, um dos componentes do biogás, é 23 vezes mais tóxico que o CO2”, explica Gilmar Nied, supervisor de vendas da Branco.

Para a produção dessa bioenergia, o produtor rural precisa dispor de um biodigestor, que é um depósito coberto onde os dejetos serão tratados por um período de 30 a 35 dias. Durante esse processo, é produzido o biogás, que é acumulado e torna-se combustível para o gerador. Entre os usos dessa bioenergia nas propriedades rurais destaca-se a iluminação de ambientes, aquecimento de granjas e a secagem de grãos.

O processo de decomposição resulta também em um líquido chamado de chorume, que pode ser usado como biofertilizante, pois é rico em nitrogênio, tornando desnecessária a compra de adubos químicos para certos tipos de cultura. Por ser 100% natural, o plantas têm maior produtividade e o gado não rejeita o pasto.

Entre os produtos da linha Bio Soluções – primeira do gênero a ser produzida no país -, o destaque na feira será para o gerador B4T – 10.000 Bioflex, o primeiro equipamento bicombustível de pequeno porte do Brasil, com potência máxima de 10 mil watts.

Além de funcionar com biogás, pode ser usado também com álcool, ambos considerados “combustíveis verdes”. “Há uma maior flexibilidade no uso do equipamento, que representa economia nos agronegócios e também nos centros urbanos, podendo ser utilizado em residências, escolas, eventos e na construção civil”, aponta Marcelo Utrabo, CEO da Cia Caetano Branco.

Outra vantagem do gerador Bioflex é que, uma vez que os combustíveis renováveis são menos corrosivos, apresenta maior durabilidade que os motores comuns.

O caráter ambiental do gerador não tirou dele a potência necessária para suprir as necessidades energéticas. Com qualquer dos combustíveis, o equipamento oferece uma potência nominal de 8,5 KVA, equivalente a potência de 85 lâmpadas de 100 watts. É uma nova opção que gera crescimento econômico, respeitando a sustentabilidade do planeta.

Bom negócio - A rentabilidade não é apenas vantagem do consumidor. Desde o seu lançamento, em 2008, a procura pelos produtos da linha Bio Soluções – que além de geradores, também engloba motores e motobombas – superou as expectativas. “No último ano, a linha representou 3% do nosso faturamento e o mercado externo apresenta ótima receptividade a esses produtos”, conta Marcelo Utrabo, CEO da Cia Caetano Branco.

O sucesso da exportação é principalmente nos países latino-americanos do setor das Cordilheiras dos Andes, devido ao incentivo que órgãos internacionais têm dado na implantação de biodigestores em diversas propriedades. Para Utrabo, há uma maior preocupação ambiental nesses países, o que explica o interesse pelos produtos Bio Soluções.

No Brasil, a Branco espera ainda maior crescimento no faturamento da linha e, principalmente, um aumento da consciência ambiental dos produtores. “Poucas empresas brasileiras compreendem esse conceito de crescimento sustentável. É necessário desenvolvermos a cultura pela busca do desenvolvimento com responsabilidade”, ressalta Utrabo.

A empresa - A Cia. Caetano Branco foi fundada no ano de 1936 no estado de Santa Catarina. Incorpora as empresas Branco Produtos de Força e Energia e Magnetron Sistemas de Ignição e Energia. A unidade fabril da Cia. Caetano Branco está sediada na cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no Paraná, e conta com cerca de 203 funcionários.

Líder de mercado em diversos segmentos, a Cia Caetano Branco fechou 2009 com um faturamento de mais de R$ 100 milhões, o que representa um aumento de cerca de 20% em relação a 2008. No acumulado dos últimos três anos a empresa apresentou um crescimento de 100%.

Sempre pensando na melhoria da qualidade de seus produtos, a Cia Caetano Branco reserva 5% do seu faturamento para investimento na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Em 2007, antenada à necessidade de desenvolvimento de soluções e sistemas sustentáveis, lançou as linhas Biogás e Biodiesel. E, em 2008, a Linha Bioflex. São geradores, motores e motobombas que usam biogás, biodiesel ou álcool como combustível, o que possibilita uma emissão reduzida de poluentes e, conseqüentemente, um menor impacto ambiental.

Branco e Magnetron - A Branco produz linhas completas de produtos de força e energia, que são divididas em oito segmentos: Motores, Geradores, Motobombas, Motocultivadores, Construção Civil, Jardim, Náutica e Bio Soluções. Fabricante de motores desde 1952, a empresa tornou-se referência para a indústria brasileira no segmento. Está presente em todo o Brasil com 4 mil revendedores e 750 pontos de assistência técnica, constituindo um dos maiores sistemas de serviços pós-venda do país.

A Magnetron nasceu em Joinville, Santa Catarina, produzindo magnetos e bobinas de ignição. Em 1995, foi incorporada a Cia. Caetano Branco, transferindo a sede para São José dos Pinhais. É a maior empresa da América Latina de sistemas de ignição e energia para motos e outras aplicações.

. [ Branco Produtos de Força e Energia na Expodireto Cotrijal 2010,. de 15 a 19 de março de 2010, em Não-Me-Toque/RS. Informações sobre a feira: www.expodireto.cotrijal.com.br | www.ciacaetanobranco.com.br | www.branco.com.br| www.magnetron.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: