Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/01/2010 - 09:34

Usina Hidrelétria Samuel registrou maior recorde de geração de energia em 2009

A Usina Samuel bateu o recorde histórico de geração de energia no ano passado. O total entregue ao Sistema Acre – Rondônia foi de 910.889 MWh. Esse número equivale a uma média mensal de 103,98 MW, que representa uma diferença superior a 20% em relação à energia assegurada da Usina (em torno de 85 MW). O maior valor de geração registrado até então foi em 2006, com 874.287 MWh.

Os fatores que contribuíram para esse resultado foram principalmente as altas precipitações pluviométricas (chuvas), a disponibilidade das cinco unidades geradoras graças às manutenções preventivas e, ainda, o comprometimento da equipe técnica da Eletronorte.

“Considero que o comprometimento da equipe técnica da Empresa foi um dos motivos relevantes para que esse registro fosse possível. O planejamento estratégico realizado em 2008 e 2009 foi colocado em prática, e os resultados foram surpreendentes”, disse Marcial José Perez, gerente da Divisão de Geração de Samuel.

Para este ano, a Eletronorte deve investir na Usina cerca de R$10 milhões de reais. O orçamento será implementado principalmente na modernização dos equipamentos, os quais irão contribuir ainda mais com a geração de energia elétrica no Estado. “Com planejamento, otimização e novos investimentos, a Empresa gera energia segura e confiável”, completou Marcial.

Samuel tem potência instalada de 216 MW e é considerada um marco na história do Estado de Rondônia. Sua construção possibilitou que uma antiga colônia de pescadores desse lugar ao município de Candeias do Jamari. A hidrelétrica foi concebida inicialmente para suprir as cidades rondonienses de Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Abunã e a capital, Porto Velho. Em 20 de novembro de 2002, a capital do Acre, Rio Branco, passou a ser abastecida também com a energia de Samuel.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira