Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2010 - 08:39

A troca de geladeiras já começou

Casa de um cômodo, com um bico de luz e uma geladeira. O consumo de energia do imóvel é pequeno, certo? Nem sempre. Um levantamento realizado pela Celpa, na Região Metropolitana de Belém, constatou que algumas famílias pagam muito pela energia, desperdiçada por instalações elétricas antigas, geladeiras velhas e pelo uso de lâmpadas incandescentes, que apresentam um elevado consumo.

Para muitas dessas famílias essa realidade já é diferente. Elas estão sendo beneficiadas diretamente pelo Projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Celpa. O projeto que, ao todo beneficiará três mil clientes da concessionária, já começou a troca das geladeiras. Em dezembro, 158 consumidores receberam o eletrodoméstico. Já neste mais de 300 geladeiras já estão sendo entregues aos clientes selecionados pelo programa. As doações se estendem até junho, quando todas as novas geladeiras terão sido doadas.

Em sua quinta edição, as ações do Luz em Conta envolvem a reforma completa das instalações elétricas dos consumidores, a doação de 150 mil lâmpadas fluorescentes e de três mil geladeiras novas. O resultado disso é mais economia para os clientes cadastrados no programa. "Através do Luz em Conta, temos contribuído com redução de até 50% no valor das faturas dos consumidores beneficiados", avalia Carlos Couto, gerente de do departamento de recuperação de energia da concessionária.

O Luz em Conta foi criado em 2005 pela Celpa, primeira empresa do setor elétrico a adotar a iniciativa de contribuir com o consumo racional de energia por meio da substituição de eletrodomésticos e de instalações elétricas. A iniciativa surgiu de um diagnóstico feito pela concessionária, que comprovou que muitas famílias de baixa renda, principalmente na Grande Belém, apresentavam elevado consumo de energia elétrica, mas não dispunham de condições de pagar seus débitos.

O saldo do projeto em suas edições anteriores é bastante positivo: 8.462 geladeiras já foram trocadas e realizadas 25.791 adequações de instalações em diversos bairros da Região Metropolitana de Belém. E o melhor: a Celpa deu o destino adequado à geladeira velha, reduzindo o impacto no meio ambiente de componentes danosos que logo iriam parar no lixo.

Benefício - A seleção dos clientes beneficiados nesta edição já foi feita pela Celpa que, através do cadastro dos clientes de baixa renda e da vistoria nas instalações elétricas e das geladeiras, avaliou o impacto dessas condições na conta de energia elétrica. As famílias contempladas são clientes regulares da empresa, que possuem renda familiar de até 1,5 salário mínimo e consumo acima de 140 kWh. | www.celpa.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: