Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2010 - 08:23

Obras no Porto de Rio Grande entram na reta final

As obras de prolongamento dos molhes e de aprofundamento do canal através de dragagem contribuirão para tornar o Porto de Rio Grande o principal canal de comércio do Mercosul.

A Odebrecht – por meio da CBPO Engenharia, Pedrasul Construtora, Carioca Christiani, Nielsen Engenharia e Ivaí Engenharia de Obras – entra na reta final das obras de prolongamento dos molhes de Rio Grande, que tem como objetivo dar condições ao aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, proporcionando transformá-lo no “Hub Port” do Mercosul, a partir da ampliação de 370 metros no Molhe Leste (São José do Norte) e 700 metros no Molhe Oeste (Rio Grande), onde já foram concluídos 64% e 82% respectivamente. A previsão é de que as obras estejam finalizadas em abril de 2010”, afirma o Diretor de Contrato pela Odebrecht, Mauro Darzé.

Desde a retomada das obras, em janeiro 2007, o mau tempo, os ventos fortes, ondas com mais de 2 metros de altura, fortes correntes marítimas, problemas geotécnicos, além da complexidade da obra, dificultaram a sua execução. Porém, a estimativa é entregá-la dentro do prazo previsto. Neste período, foram executados o lançamento de 1.216.000 m³ de pedra e 3.390 tetrápodes, restando a serem lançados 145.000 m³ de pedras e 8.700 tetrápodes.

O projeto sempre destacou-se pelo ineditismo de muitas atividades desenvolvidas, como é o caso do lançamento marítimo de pedras com split barge (barcaça auto-transportadora), da tecnologia de tetrápodes e o monitoramento geotécnico do sub-solo marinho através de telemetria. “A investigação geotécnica do sub-solo marinho, metodologia de execução inédita no Brasil, permite o monitoramento dos deslocamentos do leito marinho durante o lançamento de rochas na estrutura, proporcionando a rápida tomada de decisão para adequação de procedimentos, de forma a garantir o fator de seguança e a correta execução do empreendimento”., explica Darzé.

Ao longo do período de execução da obra, 560 pessoas foram contratadas, sendo 210 diretos e 350 através das prestadoras de serviço. Atualmente, são 490 integrantes, sendo 195 diretos e 295 prestadores de serviço.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: