Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/01/2010 - 09:27

GE e Petrobras produzem eletricidade a partir do etanol


Turbina a gás GE LM6000 produzirá energia a partir de etanol de cana-de-açúcar em escala comercial; trata-se de um marco para a indústria energética no Brasil.

Juiz de Fora (MG) – Como parte do compromisso com o uso de fontes de energia renováveis, a GE e a Petrobras, uma das principais líderes mundiais em energia, celebraram no dia 19 de janeiro (terçaf-feira), o uso do etanol de cana-de-açúcar em um sistema de turbina a gás para a produção de energia elétrica em escala comercial na Usina Termelétrica de Juiz de Fora. A operação, inédita no mundo, é um marco significativo para o Brasil.

O etanol derivado da cana-de-açúcar no Brasil é um dos biocombustíveis mais eficientes em termos de balanço energético e emissão de carbono. Os benefícios deste combustível alternativo são substanciais: além de ser uma fonte de energia renovável, reduz as emissões atmosféricas, principalmente o NOX.

A usina de Juiz de Fora é uma termelétrica a gás natural e ciclo simples, com uma capacidade total de 87 MW, localizada ao sul do estado de Minas Gerais (aproximadamente 250 km de Belo Horizonte). A usina possui duas turbinas a gás GE LM6000, numa das quais o combustor foi modificado pela GE para possibilitar a queima de etanol, tornando-a bicombustível (etanol e gás natural). Isto aumenta a segurança energética e o grau de confiabilidade da usina pelo fornecimento de uma valiosa fonte de combustível alternativo para a planta que, anteriormente, possuia apenas um tipodisponível.

Como segundo maior produtor de etanol do mundo e maior exportador global, o Brasil se beneficiará da incorporação do etanol no portfólio de geração de energia térmica por conta da abundância no fornecimento do combustível. A experiência de 35 anos do País no uso do etanol em larga escala é proporcionada por conta da tecnologia de cultivo eficiente da cana-de-açúcar, produzindo 26,9 bilhões de litros de etanol em 2008, segundo dados do governo federal.

A flexibilidade é uma característica fundamental do portfólio de produtos aeroderivados da GE. Desde a ampla variedade de operações até programas de manutenção modulares e rápidos, as turbinas a gás aeroderivadas da GE atendem as necessidades de operação de seus clientes globais. Para melhor atender a necessidade crescente de minimização dos impactos ambientais, gerando resultados econômicos positivos para as usinas, a equipe da GE está focada em desenvolver soluções de combustíveis alternativos que aumentarão o desempenho e flexibilidade do portfólio existente.

“Os investimentos contínuos da GE em pesquisa e desenvolvimento possibilitam que as turbinas a gás aeroderivadas LM mantenham sua forte posição de liderança em tecnologia, desempenho e flexibilidade operacional, enquanto também oferecem valor agregado aos seus clientes,” disse Darryl L. Wilson, presidente e CEO da divisão de Turbinas a Gás Aeroderivadas da GE Power & Water. “A série LM tem a habilidade de operar com uma grande variedade de combustíveis e possui uma avançada tecnologia de controle de emissões” reafirma o executivo.

Rafael Santana, presidente e CEO da divisão de Energia da GE para a América Latina, salientou que “a Petrobras sempre foi um cliente de extrema importância para a GE e o nosso objetivo é estreitar este relacionamento. Cada vez mais, vamos customizar soluções que contribuam para o desenvolvimento da Petrobras, ajudando-a a transformar o Brasil em uma base exportadora de etanol.”

A companhia realizará cinco meses de demonstrações para validar o uso de etanol como combustível alternativo, assim como garantir que as emissões estejam dentro dos limites esperados. A GE está fornecendo a tecnologia para a conversão, a engenharia e o suporte de campo e comissionamento.

“Este trabalho colaborativo demonstra que somos capazes de desenvolver tecnologias que ofereçam soluções econômicas e com menores impactos ambientais para os nossos clientes,” disse Wilson. “Nós queremos ser líderes no fornecimento de energia confiável e eficiente a partir de uma grande variedade de fontes de combustíveis e continuaremos buscando este tipo de oportunidade colaborativa para desenvolver estas soluções.”

Perfil da GE - A GE é líder em tecnologia de infraestrutura, equipamento médico e industrial, uma empresa de serviços de mídia e financeiro focada em desenvolver soluções para alguns dos problemas mais complexos do mundo. Com produtos desde motores de aeronaves, geração de energia, processamento de água, tecnologia de segurança, imagem de diagnóstico, crédito para empresas e consumidores e até mesmo mídia de TV, por meio da NBC-Universal, a GE presta serviços a clientes em mais de 100 países e emprega cerca de 320 mil pessoas ao redor do mundo. Para mais informações, visite o website da empresa www.ge.com

A GE opera no Brasil desde 1919, com escritórios de vendas e marketing localizados em diversos estados e com fábricas em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todos os cinco maiores negócios da GE estão presentes no Brasil, empregando cerca de 6.000 funcionários.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: