Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/12/2009 - 09:36

Tarso Genro defende cultura da paz como solução para combate à violência

O ministro palestrou em reuni-almoço na âmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC).

A reunião-almoço que aconteceu no dia 17 de dezembro (quinta-feira), da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) contou com a presença do ministro da Justiça, Tarso Genro. O evento que tradicionalmente ocorre nas segundas-feiras foi realizado excepcionalmente neste dia em razão de visita a cidade de um dos mais importantes nomes do governo Luiz Inácio Lula da Silva. O principal foco da palestra do ministro foi a segurança pública, especialmente o combate ao crime organizado. “É verdade que a pobreza pode favorecer a criminalidade. É verdade que se consegue reduzir os índices com mais policiamento e armas. Mas não é só isso. A questão da violência é também fruto da cultura da sociedade e da estética da morte. Precisamos de uma cultura de paz”, anunciou.

Tarso Genro defendeu um pacto global entre os países pela estabilidade econômica. “Os países devem ter relações interdependentes, atendendo às necessidades comerciais recíprocas. Seria uma via de duas mãos, uma relação cooperativa não subordinada. Precisamos de uma relação estável e previsível no cenário global”, ressaltou.

De acordo com Genro, o Pronasci, que já conta a adesão de 173 municípios, oferece novidades em termos de políticas públicas de combate à violência. “A polícia entra nas comunidades e fica por lá. Ela estabelece relações com a comunidade e se torna mais eficaz. Temos um programa habitacional de baixa renda para policiais, para que eles trabalhem tranqüilos sabendo que os familiares estão seguros em casa”, explicou.

Segundo ele, o programa pode ser implementado em todos os estados conforme o desejo de seus gestores.

Durante a reunião-almoço, a Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e o ministro assinaram um convênio que prevê a instalação de 20 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade, no valor R$ 1.252.017,50. A parceria é resultado da adesão do município ao Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social. Os novos equipamentos somam-se aos 18 existentes que são monitorados pela Brigada Militar no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Fórum 2010 Caxias 2030 - Ainda na reunião-almoço, o presidente da CIC, Milton Corlatti, fez a entrega oficial ao prefeito municipal, José Ivo Sartori, do documento que contém propostas de Sindicatos Patronais e Diretorias Departamentais da CIC para o futuro da cidade. O documento possui 53 páginas e contempla o pensamento da indústria, comércio e serviços do município.| Site: www.cic-caxias.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2019 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: