Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/12/2009 - 10:53

Espuma especial da BASF é usada em coletores solares da empresa Viessmann, de tecnologia em aquecimento

A empresa internacional de sistemas de aquecimento Viessmann, da Alemanha, usa agora Basotect® para isolar seus coletores solares. A espuma de resina melamínica, leve e antichamas produzida pela BASF é encaixada nas paredes laterais e no fundo das placas finas dos coletores. As placas finas capturam a radiação solar e a convertem em calor.

Basotect® apresenta boas propriedades de isolamento em um longo período, até mesmo quando exposto a altas temperaturas. O material influencia positivamente a troca de ar dentro do coletor em diferentes condições climáticas. E, se comparado aos materiais convencionais, a espuma de resina melamínica da BASF pode ser cortada em diferentes formas.

Um sistema de captura da Viessmann combinado com as finas placas de Basotect® passou por testes da organização de consumidores alemã “Stiftung Warentest” em março de 2009, obtendo o nível “bom”.

Gerenciamento de calor em longo prazo - Para que os coletores absorvam o máximo de luz solar possível durante todo o tempo de vida útil, materiais duráveis e antichama são necessários. O Basotect® não libera substâncias voláteis que poderiam obstruir a radiação solar: uma fumaça atrás do vidro dos coletores, por exemplo, reduziria a eficiência do coletor solar. Por sua ótima condutividade térmica de <0.035 W/m*K e as formas inteligentes das peças de isolamento, Basotect® tem as mesmas propriedades de isolamento do que um mineral, mas com menor uso de material. O isolamento é mais fácil com Basotect®: é flexível, livre de fibras, e pode ser cortado facilmente da maneira que se queira.

“Com a espuma especial da BASF, encontramos um material que otimiza a qualidade dos coletores e, ao mesmo tempo, facilita o manuseio”, afirma Sigurd von Wenzler, líder do projeto de tecnologia solar na Viessmann. “Se comparado com os padrões anteriores, nós aumentamos a eficiência da nova geração de coletores, graças ao Basotect®. Isso significa que podemos oferecer aos nossos clientes sistemas que são melhores do ponto de vista econômico.”

Economia de energia com placas finas dos coletores - As finas placas dos coletores consistem principalmente em um painel de vidro, um absorvedor (geralmente uma folha de metal) e um cano de metal por onde os fluidos anticongelamento passam. Quando a luz do sol atinge os painéis de vidro no absorvedor, ele transforma a radiação em calor e passa este calor para o fluido nos canos.

Deles, o calor é transportado para o circuito de água quente da casa. Se o sistema de coletor solar for complementado por um suplemento de aquecimento, os proprietários da casa podem economizar 30% do custo anual com combustíveis convencionais para o aquecimento da casa.

Basotect®, um produto para todas as obras - Graças às suas propriedades – Basotect® é resistente à oscilação de temperaturas, retardador de chamas, leve, flexível, absorve som e expande de acordo com a temperatura – a espuma tem sido bastante usada para revestir acusticamente construções e veículos. Agora, está disponível em diversas categorias, para várias aplicações. Por exemplo, protege os sensíveis satélites que são lançados no Espaço pelo lançador Ariane 5. Desde 2004, a espuma versátil é empregada em assentos antichama de aeronaves e, em breve, serão usados para o isolamento de cabines no novo Dreamliner 787 feito pela fábrica norte-americana de aeronaves Boeing. E é usada no estádio olímpico de Beijing, o Cubo D’Água, como isolamento acústico na estrutura suspensa.

Perfil: A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura e química fina até petróleo e gás natural. Como uma parceira confiável, a BASF ajuda seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF conta com aproximadamente 97.000 colaboradores e contabilizou suas vendas em mais de 62 bilhões de euros em 2008. As ações da BASF são atualmente negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN).[ www.basf.com]

As vendas na América do Sul totalizaram aproximadamente €2.99 bilhões de euros em 2008 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). - Na América do Sul, a BASF contava com mais de 5.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2008.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: