Portal Fator Brasil 
Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/12/2009 - 11:22

Schneider Electric investe em soluções para a economia de energia

Empresa destaca a importância de ações preventivas para desacelerar o aquecimento global.

A demanda por energia elétrica em 2050 será o dobro da atual, segundo estimativas. Para conter as mudanças climáticas, o número de emissões de CO2 tem que ser reduzido a, no mínimo, 50% do registrado em 1990. Empresas no mundo todo têm investido continuamente em programas de redução de CO2, em ações para a economia de energia e em fontes limpas de geração. Para a Schneider Electric, que investe mundialmente em ações que visam à economia de energia, conscientizar a sociedade e apostar em novas tecnologias é fundamental para garantir a preservação ambiental.

Atualmente, em qualquer tipo de edifício é possível identificar um desperdício de 20% de energia, em razão de uma infraestrutura ineficiente. Em prédios comerciais e industriais, que representam 40% do consumo total de energia, um projeto de eficiência energética pode gerar uma economia de 1.392 TWh (Terawatts-hora). Esse número equivale ao consumo de energia elétrica da França em 2008.

Além de novas tecnologias aliadas à conscientização, o treinamento de profissionais da área e a colaboração de toda a sociedade podem proporcionar eficiência energética. Por esse motivo, a Schneider Electric, especialista global na gestão de energia e automação, se antecipa às necessidades do mercado em reduzir a emissão de CO2. A empresa conta com uma equipe capacitada para oferecer ao mercado soluções que garantem segurança, eficiência e produtividade. Com o EcoXtruxure, desenvolvido pela companhia, é possível fazer todo o gerenciamento da energia e identificar o que pode ser melhorado nas instalações de cada cliente.

Um exemplo de soluções oferecidas pela Schneider Electric está aplicado no Centro de Convenções Bella Center, no qual acontecerá a Conferência Internacional do Clima de Copenhagen. Com os sistemas implantados, o centro de convenções poderá reduzir até 1,5 tonelada de suas emissões de CO2 ao ano.

A empresa investe ainda em ações para a conscientização da população. Para isso, a companhia desenvolveu mundialmente o programa Bip Bop, com um investimento de € 3 milhões. A iniciativa visa a capacitar jovens carentes com conhecimentos sobre eletricidade segura, confiável e verde para quem está na base da pirâmide social.

Medidas sustentáveis no Brasil - A Schneider Electric também investe em ações para a economia de energia em suas unidades brasileiras. Até 2011, a empresa reduzirá anualmente 30 mil toneladas das emissões de CO2. Além disso, mais de 60% das soluções comercializadas pela companhia serão sustentáveis e dois terços dos colaboradores atuarão em fábricas certificadas pela norma ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental.

Uma das medidas adotadas para atingir essa redução é o uso da ferramenta HX-600, que permite a monitoração dos gastos de energia elétrica. Com o dispositivo, a companhia gerenciou os perfis de suas fábricas nas cidades de São Paulo, Guararema e Sumaré, no estado de São Paulo.

Após traçar o mapa do consumo e implantar soluções para o controle do ar-condicionado e da iluminação de cada uma das plantas, a Schneider Electric registrou uma redução de 10% no consumo de energia no primeiro semestre de 2009 em comparação com o mesmo período de 2008. Devido aos resultados conquistados no Brasil, o equipamento já foi instalado em unidades da empresa em mais de 70 países. Com isso, a companhia espera maximizar a redução de custos e minimizar o impacto ao meio ambiente.

Para identificar e implantar práticas eficientes, a Schneider Electric criou ainda, no início de 2009, o Comitê de Eficiência Energética. Formado por representantes de cada uma das plantas da empresa no Brasil, a equipe estuda o consumo em cada uma das unidades e, mensalmente, compartilha ideias e soluções.

O departamento de Recursos Humanos da companhia complementa as ações do comitê e desenvolve atividades para conscientizar os colaboradores. “Queremos que o colaborador seja um multiplicador. Mais do que implantar processos sustentáveis dentro da empresa, o profissional tem que expandir os conceitos que aprende aqui também em sua casa, com seus amigos e vizinhos”, explica Marcos Matias, diretor de Projetos e Serviços da Schneider Electric.

A Schneider Electric, especialista global na gestão da energia e automação, oferece soluções integradas mais seguras, eficientes e produtivas nos mercados de energia & infraestrutura, indústria, data centers & networks, predial e residencial. Com faturamento mundial de 18,3 bilhões de euros em 2008, a companhia possui 114 mil funcionários em mais de 100 países. No Brasil desde 1947, a empresa emprega hoje mais de dois mil colaboradores e possui 13 filiais comerciais, 3,5 mil pontos de venda e cinco unidades fabris – São Paulo (SP); Guararema (SP), Sumaré (SP), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). [ Call Center Schneider Electric: 0800 7289 110 ou (11) 3468-5791 | www.schneider-electric.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2020 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira

 Consulta inválida: